Groovin Mood entrevista: Brasilites

Compartilhe!

Formada em 2007 por integrantes de bandas roots do cenário nacional, a big band de ska Brasilites (antes chamada Rise and Shine Band) fala ao público sobre seu trabalho em um bate-papo de Rafael Senegal, integrante da banda, com o Groovin Mood.


GM: Quem são os Brasilites?

Rafael Senegal: Lincoln Bretha – contrabaixo, Douglas Earl – bateria, Rafael Senegal – teclado, Thales Anzelotti – guitarra, Andre Mitsuoka – trombone, Edu Oliver – trompete, Gutierrez- Trompete, Cristiano – Sax, Juliano – Percussão, Edu Sattajah – Vocal

GM: Como surgiu a Brasilites, quem teve a idéia, e porque o ska, apesar da bagagem roots dos integrantes?
RS: Surgiu como uma idéia entre amigos. Sempre fazíamos shows juntos, mas em bandas diferentes, e tínhamos vontade de montar um projeto para tocarmos todos juntos numa mesma banda. O ska é o inicio do reggae e de vários outros estilos musicais, já tocávamos dub antes, dai juntamos os metais e resolvemos fazer ska, mas também tocamos reggae, jazz, blues e rocksteady no nosso repertório…e nada mais roots que tocar o old school…hahaha!GM: Vocês eram (ou ainda são) integrantes de outras bandas nacionais. Quais eram as bandas? RS: Alguns participam de algumas bandas e outros continuam integrantes das respectivas bandas: Planta e Raiz, Natiruts, Ponto de Equilibrio, Leões de Israel, Reggae Style…

GM: Vocês mantém os outros projetos em paralelo ou tocam só com o Brasilites?

RS :O nosso projeto paralelo é o Brasilites, mas um dia pode virar o oficial.

GM: De onde são os integrantes? Paulistanos, cariocas…?

RS: Todos de São Paulo e um de Brasilia.

GM: Como é hoje a recepção do público das bandas em que vocês tocavam antes dos Brasilites?
RS: Na verdade é um outro tipo de público, mais underground, e ainda não tivemos a oportunidade de tocar em um grande festival, para sabermos a aceitação do público.GM: Quem são as maiores referências musicais da banda?
RS : Skatalites, Desmond Dekker, Dennis Alcapone, Lee Perry, Alton Ellis, Jimmy Cliff, Roots Radics, Sly e Robbie entre outros.

GM: A cena reggae nacional. Como vocês a vêem? O que melhorou, piorou, o que pode ficar melhor?

RS: Piorou, porque antes haviam várias casas de shows próprias para reggae, e hoje em dia só as rádios fazem os festivais e não tratam bem as bandas, e o que melhorou é que com o Brasilites nós mesmos que promovemos nossos shows e eventos, assim como várias bandas estão fazendo hoje em dia.

GM: Quais são os atuais projetos da banda?
RS: Pretendemos gravar um cd este ano, terminar nosso Myspace e site, e divulgar mais nosso projeto para todo Brasil.GM: Onde podemos conhecer mais sobre a banda?
RS: No nosso Myspace: www.myspace.com/brasilites

(por Dani Pimenta)

0 thoughts on “Groovin Mood entrevista: Brasilites

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *