A-Z: Carl Dawkins

Compartilhe!

Carl Dawkins, ou Ras Dawkins, é um veterano artista da cena jamaicana. Foi aluno da Kingston High School (antes, Kingston Secondary School), lugar de onde saíram nomes como Marcia Griffiths e Derrick Morgan. Jogava críquete e futebol, tinha uma grande paixão pela dança, mas foi o reggae que deu o rumo de sua vida.

Dawkins foi amigo muito próximo de Slim Smith, acompanhando de perto a formação do grupo vocal de rocksteady The Techniques – Smith, Fredrick Waite, Winston Riley e Franklyn White – , e acabou tornando-se uma espécie de componente secreto do grupo, auxiliando nos shows e gravações.
Em 1966, gravou “Baby I Love You”, produzido por J.J. Johnson. Em 1970, lançou o single “Satisfaction”, que vendeu mais de 80.000 cópias, e lhe rendeu o apelido de Mr. Satisfaction. Na época, foi detido por fumar maconha, e ficou preso na Fazenda Penitenciária Richmond , Jamaica, junto a Toots Hibbert, Lord Creator e Bunny Wailer, entre outros. O envolvimento posterior com drogas pesadas abafou um pouco do seu brilhantismo, que foi retomado tempos depois por meio de sua parceria com Lee Scratch Perry em álbuns, compilações e singles.
Carl Dawkins aderiu ao Rastafarianismo na década de 80. Em 2007, foi lançado o DVD “Mr.Satisfaction”, produzido pela Vintage Boss Productions, que conta toda a história do artista, da infância ao lado do pai, que também foi músico, até a luta contra a dependência de drogas.
(por Dani Pimenta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *