A – Z: Errol Dunkley

Compartilhe!

Sucesso desde os catorze anos de idade, Errol Dunkley é o nome desta semana no A-Z.

“Gipsy”, em dueto com Roy Shirley; “My Queen”, produzida por Prince Buster; “Love me Forever”. Em 1965, Errol Dunkley já era um dos grandes nomes do rocksteady / early reggae. Com catorze anos na época, dono de uma voz bastante aguda, o cantor imprimia às suas melodias uma aura suave, romântica, que tornava as composições originais e únicas.

Seu primeiro grande sucesso, do ano de 1967, foi “You´re gonna need me”, faixa produzida por Joe Gibbs. Após, gravou algumas produções de Coxsone Dodd e Bunny Lee, mas nenhuma obteve tanto êxito quanto as da fase anterior, que contou também com “My Queen” e “Love me Forever”. Em 72, “mais um sucesso: o álbum “Darling Ooh”, que teve como carro-chefe a faixa título, e foi produzido pelo próprio Errol Dunkley junto a Sonia Pottinger. Fundou o selo African Museum e abriu sua loja de discos em Kingston, com Gregory Isaacs, e pouco depois mudou-se para Londres. Em terras britânicas, deu sequência à carreira, lançando “Ok Fred”, e empacando outros hits.

Após o início da década de 80, Dunkley manteve-se em uma espécie de ostracismo. Lançou dois álbuns, e a partir de então regravou hits, participou de coletâneas e fez shows esporádicos, e é de tal forma que vive atualmente.
(por Dani Pimenta)

0 thoughts on “A – Z: Errol Dunkley

  1. Mto bom Errol Dunkley depois q eu conheçi a banda pretendo ter a discografia completaaa PEDRADAAA tenho 1972 Darling Ooh e OK Fred.RECOMENDADISSIMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *