A – Z: Judy Mowatt

Compartilhe!
A enfermeira jamaicana Judith Veronica Mowatt, ou Judy Mowatt e sua voz poderosa, ficaram conhecidas no trio vocal Gaylettes, junto a Beryl Lawson e Merle Clemonson, na década de 1960. Com grande influência dos vocais femininos da Motown, o grupo gravou sucessos belíssimos, como a canção “Silent River, Runs Deep”.
Na década seguinte, o grupo separou-se definitivamente, e Judy iniciou sua carreira solo. Conheceu Rita Marley, e gravaram backing vocals para Marcia Griffiths, em disco produzido por Bob Andy. As três passaram a cantar juntas, e formaram o “I-Threes”, grupo feminino com vozes arrebatadoras. Trabalharam com Bob Marley e os Wailers. Em 1978, ela e Freddie McGregor produziram o aclamado álbum “Black Woman”, plantando as sementes que a tornariam, em 1986, indicada ao Grammy com o álbum “Working Wonders”. Judy representou como ninguém a força da mulher dentro da música jamaicana, como cantora, produtora, performer, coreógrafa, dona de estúdio (Ashandan) e artista completa.
Ex-adepta do movimento Rastafari, no final dos anos 1990 foi convertida ao cristianismo. Em 1998 lançou seu álbum de estréia gospel, “Love”, produzido por Claude Evans; em 2000, criou um projeto musical chamado “Soldados de Jesus Cristo” que contou com outros artistas de reggae convertidos ao cristianismo.
Judy Mowatt é mãe de cinco filhos.
Uma curiosidade: segundo Judy, Bob Marley, que era seu grande amigo, converteu-se ao cristianismo em seu leito de morte.
(por Dani Pimenta)

1 thought on “A – Z: Judy Mowatt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *