Groovin Mood entrevista: Garage Soundsystem

Compartilhe!

São Paulo tem cada vez mais sido o ninho de boas surpresas para os amantes da música jamaicana. Festas grandes, soundsystems que pipocam aqui e ali, colecionadores que aumentam a cada dia…

O Garage Soundsystem é uma dessas surpresas. Idealizado por Marcelo “Pingo” Nobres, o General Pingo, o sistema de som surgiu no ABC paulista, saindo do eixo central da cidade para levar às cidades próximas o som jamaicano. O Groovin Mood entrevistou General Pingo, que nos conta um pouco mais sobre o Garage.

Groovin Mood – Como surgiu o Garage Soundsystem?
General Pingo – Surgiu em meados de 2007, porém eu ja pesquisava há alguns anos a cultura e a música jamaicana, tunes, lps, selos, e também sobre os músicos que participavam dos álbuns. Trocando informações com amigos, conheci o seletor Gualtiero, deejay e pesquisador, e em 2008, cansados de nos locomover até o centro da cidade, organizamos um sistema de som no subúrbio , com o intuito de levar a música e a cultura jamaicana aos bairros afastados do centro. Organizando algumas edições na garagem da minha casa, conheci Ras Kblo Massada, cantor e compositor, e daí começou uma união para propagar mais a cena reggae e sound system em nossa região, e também daí surgiu a idéia do nome GARAGE Sistema de Som. Passamos a promover uma festa semanal, a ABC Showcase, e fizemos amigos e irmãos que nos ajudaram a estabelecer um nome no meio da cena reggae sound system de São Paulo.
GM – Quem faz parte da crew atualmente?
GP – Eu, General Pingo; Capitain Ras Kblo e Ras Toni Soldier.
GM – O Garage Soundsystem segue alguma linha específica dentro da música jamaicana?
GP – Não temos um foco específico, nossa linha é baseada nas mais variadas vertentes do reggae.
GM – Além de selecionar, vocês também produzem sons?
GP – Sim, é um de nossos focos principais. Quando conheci Ras Kblo Massada, ele já produzia suas faixas desde , e quando passamos a trabalhar juntos produzimos novas faixas, antenados com o que se passa no mundo reggae atual.
GM – Como tem sido as festas em que o Garage Sound System toca? Vocês também tem tocado em algumas festas fora do ABC, certo? Como foram essas festas, o retorno do público…
GP – Muito boas, o público mais underground vem crescendo gradualmente, e em nossas festas no ABC, temos uma boa aceitação do público em geral. Fora do ABC, estamos trabalhando com outros deejays e músicos, para fortalecer cada vez mais a cena reggae sound system no brasil.
GM – Qual a sua visão em relação à cena em SP hoje? O que melhorou, piorou, e há algo que precise ser melhorado?
GP – Na opinião da equipe, melhorou a quantidade e a qualidade dos sound systems e dos seletores em geral. O que piorou? Piorou, pelo mercado ter ficado mais aberto, as pessoas que não tem uma visão mais underground da música jamaicana. Para melhorar, precisamos de mais espaços para que os seletores divulguem a música e a cultura jamaicana em geral.
GM – Pergunta clássica do blog aos nossos entrevistados: o que você costuma ouvir em casa?
GP – Putz será que cabe aqui ?!?! RS… Basicamente todas as vertentes jamaicanas, porém estamos mais focados, nas soundsystems européias atuais, mas costumamos ouvir bastante os selos, Studio One, Well Charge, Skengdom All stars, Blue Mountain, Ujama, Jammy$, Fire House, GG records, Wackies, Ganjahfarm, (atuais) Sip a cup, Must Dance, Log On, Main line, Jah Tubbys e alguns outros mais.
GM – Quem são as maiores influências musicais do Garage Sound System?
GP – Little Richard, Ramones, The Clash, Eddie Little, Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin, The Platers, The Pioneers, The Techniques, Dennis Brown, Jimmy Cliff, King Bob Marley, Alton Ellis, Pat Kelly, Errol Dunkley,Errol Flabba Holt (visions of Africa), King Tubby, Lee Scratch Perry, Sly & The Revolutionaries Toots & The Maytals e muitos outros ‘’monstros’’ da música mundial.
GM – O que vocês esperam para 2010?
GP – Muitas festas, produções próprias, lançar varias faixas , dubplates em formato de vinil, fazer amizades verdadeiras, e muita divulgação do nosso trabalho.
GM – Onde o pessoal pode conhecer mais do Garage Sound System?
GP – Atualmente estamos em : www.myspace.com/garagesoundsystem , www.flickr.com/abcshowcase , www.fotolog.com/marcelofya , comunidade no Orkut : Garage Sound System ou pessoalmente , pelos nossos profiles pessoais ( Pingo ‘N’ Garage Sistema de Som, Ras Kblo & Banda Massada) ou pelo email : abcshowcase@hotmail.com.
GM – Algum recado aos nossos leitores?
GP – Agradecemos a todos os brothers and sisters, que elogiam nosso trabalho, e lançando nosso sistema projetado, esperamos ainda mais ouvintes e admiradores dessa cultura, e das nossas produções próprias.
GM – O Groovin Mood agradece ao Garage Sound System, aqui representado pelo Marcelo, por essa entrevista!
GP – Eu que agradeço, e em especial a minha amiga Dani Pimenta, por nos ter convidado nesta entrevista. Luz, paz & nuff respect!

(por Dani Pimenta)

7 thoughts on “Groovin Mood entrevista: Garage Soundsystem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *