A – Z: The Daktaris

Compartilhe!

Afrobeat. É impossível gostar de música negra e não se encantar pelo ritmo africano cheio de ginga e força. Muita coisa boa surgiu dentro do ritmo idealizado e criado por Fela Kuti, e entre elas está o Daktaris. O grupo faz cair ainda mais por terra aquela imagem ortodoxa que muitos tem do ritmo, achando que “afrobeat bom é afrobeat velho”, mas sabemos que cada vez mais esse mito é derrubado com o constante surgimento de excelentes grupos especializados no ritmo.

Voltando ao Daktaris. Na verdade, o grupo é daquelas bandas de um disco só, mas que fizeram “estrago” suficiente com apenas uma obra. O grupo surgiu em Nova York, mais especificamente no Brooklyn, em 1998, fazendo uma espécie de revival setentista mais que competente. Sua obra filha única, o disco “Soul Explosion“, tem dez faixas explosivas como sugere o nome, carregadas de influências de funk, afrobeat e soul. Predominantemente instrumental e cheio CHEIO CHEIO de groove, o álbum é uma homenagem ao rei do afrobeat Fela Kuti por ocasião de sua morte em 1997. O álbum, originalmente gravado pela Desco, foi relançado pela Daptone Records em 2004.

Com a rápida ascensão e desaparecimento do grupo, membros remanescentes formaram o Antibalas Afrobeat Orchestra em 1998, outro grupo que veio para provar que qualidade musical independe do período.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2zGboPQbNXE&w=500&h=315]

(por Dani Pimenta)

0 thoughts on “A – Z: The Daktaris

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *