A – Z: Alva “Reggie” Lewis
O A-Z de hoje é especial. O Groovin Mood, em parceria com os nossos colaboradores do Reggay Oldies Os Invasores, conta para vocês um pouco da história de um nome importantíssimo da música jamaicana: Alva Lewis.
Vem com a gente!
(texto por Sattah Mah)
O período de maior evolução da música popular jamaicana foi, sem sombra de dúvidas, a época entre os anos 60 e o começo da década de 70. Foi nesta época que surgiram os músicos responsáveis por formar o rígido alicerce de ritmos e bases da cultura musical jamaicana. Infelizmente – e por muitas vezes – esses músicos, principalmente das bandas de apoio dos estúdios, passaram despercebidos na história e acabaram por não receber o crédito que mereciam.
Apoiado nisto, o Coletivo de música jamaicana dos anos 60, Reggay Oldies Invaders – Os Invasores, lança este tributo ao lendário guitarrista jamaicano Alva “Reggie” Lewis com o objetivo creditar um reconhecimento maior a este lendário musico jamaicano. Sem a pretensão de ser um estudo completo sobre o artista e sua carreira, que perdurou até por volta dos anos 90, queremos mostrar um pouco do que acreditamos ser o seu auge e a fase de sua maior contribuição para a evolução musical da ilha.
Alwa “Reggie” Lewis foi um lendário guitarrista jamaicano. Poucas informações sobre sua vida e carreira estão disponíveis e registradas, mas fizemos um apanhado geral para ajudar o leitor a entender um pouco mais da história dessa lenda.
Sua “pré-carreira” começou ainda na adolescência, com apresentações em bares, clubes de dança e casamentos. Fazia isso com amigos, mais por diversão do que como profissão, já que recebiam pouco ou nenhum dinheiro. Seus primeiros passos em estúdio aconteceram graças a uma indicação de Derrick Morgan à Bunny Lee, que se convenceu a recrutá-lo para a banda de seu estúdio. Lá foi rapidamente apelidado pelos outros músicos de “Reggie”, por sua semelhança com o comediante “Reggie Carter”. A partir daí, sua carreira ganhou ares profissionais, e Alva passou a integrar diversas bandas de estúdio para produtores diversos, como Lee Perry, Sonia Pottinger, Lloyd Charmers, Byron Lee, entre outros.
Seus primeiros registros musicais datam de 1967 quando surgiu como cantor solo da era Rocksteady, algo que fez com maestria e elegância em grandes canções como “I’m Indebted”, “in The Park”, “Return Home” e outras. Em 1968 foi lançado seu maior hit como cantor, “Suicide (Hang My Head And Cry)”, além de “Revelation” e a rara “She´s Leaving” entre outras. Na era rocksteady ainda foi backing vocal para Glen Adams nas faixas “Taking Over Orange Street”, “Silent Lover” e “She” e posteriormente, em meados de 69/70, para os Reggae Boys e Soul Mates.
Apesar de seu enorme talento como cantor, foi como guitarrista que conquistou reconhecimento máximo entre músicos e produtores em geral, como um dos mais talentosos e versáteis instrumentistas jamaicanos.
Reggie Lewis fez parte da primeira formação da banda de Lee Perry, The Upsetters, fazendo a guitarra rítmica de faixas de transição de rocksteady para o reggae como “People Funny Boy” e no big hit “Return Of Django” em 1969, e esta última rendeu uma turnê de 6 meses para o grupo em solo inglês, coisa rara na época.
No retorno dessa turnê, Bob Marley, em uma jogada certeira, os convidou para apoiar sua banda, The Wailers, e juntos começaram a mudar o rumo do reggae com grandes faixas como ”My Cup “, “400 Years”, “Duppy Conqueror”, sempre com Alva Lewis na guitarra.
Alva ainda foi integrante de bandas do calibre de The Hippy Boys, The Reggae Boys, The Soul Mates, que sempre possuíram a mesma base de músicos, alternado um ou outro integrante e/ou produtor, mas o fato é que, com ele no apoio, todas elas atingiram reconhecimento e muitas vezes o topo das paradas de sucesso. Alva Lewis ainda produziu e compôs varias músicas tanto para si próprio como para os Reggae Boys e The Upsetters.
Com o conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos, fundou seu próprio selo, em parceria com Aston “Family Man” Barrett, chamado Rhythm Force. O nome vinha de Rhythm do ritmo de sua guitarra e o Force da força do baixo de Family Man. Alva também participou no baixo de uma canção para Bobby Kalphat.
Disponibilizamos uma mixtape especial com 35 faixas que trazem a marca de Alva Lewis seja, como guitarrista, vocalista ou compositor. Para ouvir, basta clicar na capa abaixo. Para fazer o download, clique AQUI.
Cantor/Backing vocal
01 – Alva Lewis – Return Home – 1967
02 – Alva Lewis – In The Park – 1967
03 – Alva Lewis – Im Indebted – 1967
04 – Glen Adams – Silent Lover – 1967
05 – Glen Adams & Alva Lewis – She – 1967
06 – Alva Lewis – Revelation – 1968
07 – Alva Lewis – Lonely Still – 1968
08 – Alva Lewis – Shes Leaving – 1968
09 – Alva Lewis – Suicide (Hang My Head And Cry) – 1968
10 – Alva Lewis – Hurry Home – 196x
11 – Alva Lewis – Hill & Gully – 19xx
12 – Glen Adams – Taking Over Orange Street – 1968
13 – Alva Lewis – Natty Natty – 1972
14 – Alva Lewis – She Is Gone Again – 1970
15 – Reggae Boys – Mama Look Deh – 1969
16 – Soulmates – Them Laugh And A Kiki – 1969
Guitarra
17 – The Hippy Boys – Death Rides A Horse – 1970
18 – Max Romeo – Wet Dream – 1970
19 – Hippy Boys & Lloyd Charmers – Golden Moon – 1970
20 – Peter Tosh – Stop That Train – 1970
21 – Bob Marley & The Wailers – Duppy Conqueror – 1971
22 – Bob Marley – My Cup – 1970
23 – Augustus Pablo Meets Lee Perry – 400 Years Dub – 1971
24 – Lee Perry & The Upsetters – People Funny Boy – 1968
25 – Upsetters – X-Ray Vision – 1970
26 – Lloyd Charmer & The Hippy Boys – African Zulu – 197x
27 – Reggae Boys – The Reggae Train – 1969
28 – Hippy Boys & Lloyd Charmers – Everybody Needs Love – 1970
29 – Upsetters – Zang Zang Zay – 197X
30 – Ken Boothe – Artibella – 1970
Compositor
31 – Upsetters – Mellow Mood – 1970
32 – The Upsetters – Family Man – 1970
33 – Reggae Boys – Pupa Live On High Top – 1970
34 – Reggae Boys – Give Me Faith – 1970
01 – Alva Lewis – Return Home – 1967
02 – Alva Lewis – In The Park – 1967
09 – Alva Lewis – Suicide (Hang My Head And Cry) – 1968
13 – Alva Lewis – Natty Natty – 1972
Baixo
Bobby Kalphat – Counter Punch