11 de maio é Dia Nacional do Reggae

Compartilhe!

Criado em 2012 pela presidente Dilma Roussef, o Dia Nacional do Reggae passou a ser celebrado no Brasil anualmente em 11 de maio, data que relembra a morte precoce de Bob Marley. Considerado o Rei do Reggae, Bob faleceu em 11 de maio de 1981 aos 36 anos.

Segundo a Lei nº 12.630, ” fica instituído o dia 11 de maio como o Dia Nacional do Reggae, data em que se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”.

Que o reggae é uma das nossas grandes paixões, disso não há dúvida. Assim como nós, grandes artistas da música mundial também amam os sons da ilha e receberam ou recebem grande influência das sonoridades jamaicanas, como dito pelos próprios artistas. Veja o que Nas, Ziggy Marley e Sean Paul disseram sobre esse grande amor.

We <3 the reggae!

(por Dani Pimenta)

* Nas

Nas-04

“My earliest memories of rap music was mixed with my earliest memories of reggae music. They were big sounds around the way, heavy bass lines, strong messages, definitely.” (“Minhas lembranças mais antigas do rap se misturam com minhas memórias mais antigas do reggae. Eles foram grandes sons ao longo do caminho,  com linhas de baixo pesadas, mensagens fortes, definitivamente.)

* Ziggy Marley

042312-celebs-word-quotes-ziggy-marley

“Reggae has a philosophy, you know? It’s not just entertainment. There’s an idea behind it, a way of life behind the music, which is a positive way of life, which is a progressive way of life for better people.” (Reggae tem uma filosofia, sabe? Não é apenas entretenimento. Há uma ideia por trás disso, um modo de vida por trás da música, que é uma forma positiva de vida, que é uma forma progressiva de vida para tornar as pessoas melhores. )

* Sean Paul

sean-paul

“I see dancehall reggae and hip-hop as fused together, When I was a kid, they were the two kinds of music that spoke to me and said ‘Move!'” (Vejo o dancehall e o hip-hop fundidos, juntos. Quando eu era criança, eles foram os dois tipos de música que conversaram comigo e disseram: ‘Vamos!’)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *