Festival ÓDub estreia em SP
A zona norte de SP vai sediar um festival bacaníssimo, cheio de música e arte, o Ó Dub. Idealizado e concretizado por André Dub, um grande amante da música e da cultura jamaicana, o Ó Dub acontece nesse domingo, dia 29 de junho, a partir das dez da manhã, com doze horas ininterruptas de som e boas vibes.
Entrevistamos André Dub para saber mais sobre o Ó Dub e também para te convidar: ve pra ZN, fí!!!
(por Dani Pimenta)
Groovin Mood: Salve André! Bem-vindo ao Groovin Mood! Para abrir nossa entrevista, queremos saber: como surgiu a ideia do Festival e porque realizá-lo na Freguesia do Ó?
André Dub: Após acompanhar o trabalho da equipe Dubversão Sistema de Som, em meados de 2011, em locais fechados e praças, fui alimentando essa ideia de um dia fazer um sound system na rua mas fazendo uma junção com o Rap. Na época, não tinha nenhuma estrutura, e nem local para realizar esse tipo de projeto. Quando conheci o Lucas (vulgo Feio), ele andava de skate e conhecia boa parte do público da pista de skate da Freguesia do Ó, e juntamente com o Dj Louiz que fez o corre do sound system… Bastou algumas trocas de idéias para darmos start no projeto.
GM – Qual é a intenção do festival?
AD: Levar aos moradores da Freguesia do Ó e região uma experiência massiva de cultura, onde mostramos as artes da ruas, o esporte das ruas, a música da rua, do gueto, da quebrada… isso tem muito valor, é a nossa raiz.
GM – Quem são as atrações e porque a escolha delas?
AD: África Mãe do Leão, representando a cena Sound System de SP, com seu sistema de som completo; DJ Koka e Dj Louiz na discotecagem de rap nacional e internacional; Esbomgaroto no graffiti, esbanjando arte nos rabiscos; e por fim o grupo a A cara, representando o rap.
GM – Como o festival pôde acontecer? Existe patrocínio, lei de incentivo…?
AD: O primeiro evento , realizado em dezembro de 2012, foi “pro ar” independentemente, não tivemos nenhuma ajuda pública ou privada. Já em 2014 fomos contemplados pelo projeto VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Prefeitura de São Paulo, onde foi nos concedida uma verba para construção de nosso Sound System, que irá amplificar os próximos festivais, e também para bancar câmeras de filmagem para registro de todas nossas ações. Agora estamos buscando parceiros para expandir ainda mais o projeto, através de publicidades e produções. Tudo no projeto é feito por nós mesmos, e tudo que aprendemos será repassado em oficinas para jovens interessados em aprender sobre filmagem, graffiti, skate, produção musical e cultural.
GM – Como vai ser a estrutura do festival? E a duração?
AD : Contaremos com 12 horas de cultura e arte na praça Flávio Rangel (os skatistas a conhecem como Thug Plaza), na Freguesia do Ó. Lá dispomos da pista de skate onde teremos o campeonato Best Trick pela manhã com discotecagem dos dj Koka e Dj Louiz. Às 14h a equipe África Mãe do Leão inicia sua sessão com seu sistema de som completo até as 20h, quando inicia o show do grupo A Cara.
GM – O que você espera do Festival?
AD: Espero que possamos solidificar um espaço de cultura e arte, aprendendo e evoluindo sempre. Para mim é um sonho ter praças e locais onde posso ir, me divertir e aprender.
GM – E qual mensagem você deixa para os leitores do Groovin Mood?
AD: Uma frase que deve motivar vários…. Monkey Jhayam canta assim: “Sound System, diversão e trabalho sério….” Obrigado Dani pela oportunidade, pra frente sempre! Força !
Festival ÓDub
Domingo, 29/06/2014, a partir das 10h – Grátis
Praça Flávio Rangel, s/n (Thug Plaza) – Freguesia do Ó – SP
Evento no Facebook: clique AQUI
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.