Elas estão organizadas! Festas com protagonismo feminino neste final de semana
Pelo amor das deusas! Quanta mulher se empoderando junta!
Elas estão cada vez mais unidas em sororidade, criando encontros e espaços de fortalecimento. Mulheres guerreiras, artistas, ativistas, bruxas, curandeiras, poetas, mães, djs, batuqueiras. Mulheres de todas as tribos estão se empoderando de suas faces e qualidades – que a tanto tempo as foi tiradas – e re (ligando) uma postura cada vez mais acolhedora entre elas. Veja abaixo 10 eventos de protagonismo feminino que acontecem nesse fim de semana, só em São Paulo.
[por Carol Aflorada]
SEXTA (4 de Agosto)
Sarau Alcova da Deusa
Sobre: Alcova da Deusa carrega consigo a exposição de diversas vertentes artísticas e de seus personagens até então desconhecidos ou negligenciados que partilham as diversas vivências que constroem o processo criativo.
Onde? Aparelha Luzia – Rua Apa, 78
Hora: 22h às 4h
Entrada: Gratuita
Evento: http://bit.ly/2u6aAcB
SÁBADO (5 DE Agosto)
Feminine Hi-Fi Edição #7
Sobre: é união feminina, é empoderamento, é energia que flui junta e que se multiplica junta por meio da música e da mensagem contida nas canções. É o mergulho nas ondas sonoras da música jamaicana sob a ótica feminina. O festival/projeto Feminine Hi-Fi foca na presença massiva feminina nas seleções propostas no cenário reggae / sound system de SP, que conta com a maioria masculina, e no qual as mulheres vêm há anos trabalhando para abrir seu espaço. 10 mulheres reunidas neste line da sétima edição, destaque para o pocket show de Carol Afreekana com tambores nyahbinghi.
Onde? Rua Friedrich von Voith, Jaraguá
Hora: 14h às 22h
Entrada: Gratuito
Evento: http://bit.ly/2vvFsXr
Sorora na ArrudA
Sobre: Sorora é um evento protagonizado por mulheres artistas, ativistas, curandeiras e articuladoras da arte e cultura – pensado e produzido em sororidade por elas – convidando homens, mulheres e crianças para ouvir e ver de perto o que elas tem a dizer quando se juntam! 10 horas dedicadas a música, poesia, performances artísticas, grafite, carteado, consumo consciente, culinária afetiva e roda de conversa. Falaremos sobre sororidade, feminismo e força feminina, colocando em discussão o papel do masculino diante do momento de resgate, união e empoderamento feminino.
Onde? Casa Arruda – Rua Bento Abreu s/n – Lapa
Hora: 12h as 22h
Entrada: Gratuita
Evento: http://bit.ly/2wcoJq1
Sambadas e o protagonismo feminino no ritmo mais popular do país
Sobre: A roda de samba de mulheres Sambadas nasceu no dia 8 de março de 2015, em uma celebração do Dia das Mulheres. O grupo faz diversas releituras, além de ter criações autorais, em que se abre espaço para a visibilidade do protagonismo feminino, em especial a voz das mulheres negras e periféricas.
Onde? Baderna – Rua Oscar Freire, 2529
Hora: 17h às 0h
Entrada: $10
Evento: http://bit.ly/2htM9Uu
Samba de Dandara
Sobre: Samba de Dandara é Samba de empoderamento, de exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do Samba.
Onde? Casa Barbosa – Rua Rui Barbosa, 559 – Bixiga
Hora: 18h às 2h
Entrada: $10
Evento: http://bit.ly/2v4Pn4g
Garotas no Poder
Sobre: O Garotas No Poder é uma rede de mulheres para indicar e divulgar trabalhos. E um dos destaques do grupo é a produção independente. Minas que produzem e nem sempre tem lugar para vender ou expor seus trabalhos. Com isso na cabeça criamos os Encontros Garotas No Poder, uma forma de sair da Internet e fazer essa troca ao vivo, num ambiente massa, com gente incrível.
Onde? Hair Co.lab – Rua Caetes, 400.
Hora: 13h às 19h
Entrada: Gratuita
Evento: http://bit.ly/2v4EqzC
Sarau Feminilitude
Sobre: Sarau Feminilitude acontece 1 vez por mês, alternando entre a Casa de Cultura Raul Seixas e o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Onde? Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro
Hora: 14h às 17h
Entrada: Gratuita
Evento: http://bit.ly/2v2JmXo
DOMINGO (6 de Agosto)
Dia Mundial do “Plante Sua Lua”
Sobre: Movimento iniciado por Morena Cardoso e Anna Sazanoff, convidando mulheres do mundo inteiro para plantar sua lua.
Onde? Praça da Paz – Parque Ibirapuera
Hora: 10h
Entrada: Gratuita
Evento: http://bit.ly/2upO7Xs
Doroteias e Flavianas
Sobre: Sob a coordenação e concepção da artista Camilla Flores, nove atrizes e um ator estão à cena que promove uma reflexão sobre as dores e delícias de ser MULHER. Com o advento da tecnologia, as mídias sociais tornaram possível que mulheres se encontrassem para manifestarem como se sentem no mundo em que vivemos. Acreditando no Feminismo como um grande movimento social e político que objetiva o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e a garantia de respeito as suas diferenças, o espetáculo aborda questões ligadas à sororidade (empatia e companheirismo entre mulheres em busca de alcançar objetivos em comum), relações abusivas, assédio, sexualidade e empoderamento.
Onde? Teatro Commune. Rua da Consolação, 1218
Hora: 17h
Entrada: 20 inteira e 10 meia entrada
Evento: http://bit.ly/2upEwjt
GOSTÔSA – Uma Experiência no Erótico Feminino
Sobre: é a forma que a atriz Maria Cecília Mansur encontrou para rechaçar o machismo e iluminar a autoestima da mulher. GOSTÔSA é a mulher que subverte todas as mesmices, se reinventando a partir do desejo. Na sua trajetória, emerge de um lugar de onde queriam que ela nunca tivesse saído. O objetivo é elevar a discussão sobre as questões do universo feminino, desconstruindo conceitos estéticos e desvelando a experiência da mulher com o próprio corpo. São retratados no palco temas-tabus como prazer feminino, submissão, idealização, padrões de beleza e sentimentos relativos ao ser amado.
Onde? SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt,210, sala R8, Consolação
Hora: 20h
Entrada: $30
Evento: http://bit.ly/2v2Bm8M
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.