Ilustrasom: artista cria desenhos que retratam cenas da cultura sound system
As ilustrações do artista gráfico Rafael Lacerda, paulista de Taboão da Serra (SP), chamam a atenção de quem passa pelo seu perfil no Instagram, o @ilustrasom. Com um estilo único, o designer retrata cenas inspiradas na cultura sound system e em seus bailes, amplificações e seleções.
O Groovin Mood bateu um papo com o Rafael pra sacar mais sobre esse trabalho tão especial e entender quais são as inspirações e aspirações do projeto Ilustrasom. Se liga!
Quando e como surgiu o projeto Ilustrasom?
“O Ilustrasom surgiu em 2017, com a minha primeira ilustração pensada pra cultura sound system de uma forma muito espontânea. Depois da primeira, fiz outra baseada nela, e logo comecei a ficar viciado nesse estilo – formas alongadas e cheias de texturas, tudo feito a mão com caneta nanquim.
A primeira ilustração que fiz me inspirou muito a elaborar outras ilustras no mesmo estilo. Eu nunca tinha usado nanquim pra desenhar, então foi tudo muito novo. Daí a começar a fazer esse tema com essa técnica foi uma combinação perfeita. Disso me veio a vontade de ter vários personagens em vários cenários que a cultura sound system transmite cada sessão que eu colo, algum momento ali da dança, no tune, na montagem, na voz, cada ação me inspira muito. Funciona tipo uma memória fotográfica que capta bons momentos.”
Por que a escolha da temática sound system? Como esse universo influencia seu dia a dia?
“A temática foi escolhida assim que entrei pra faculdade de design gráfico, em momentos de reflexão sobre o que você quer e do que você busca, no conceito que você vai escolher fazer. Passei a me inspirar na cultura sound system em trabalhos da faculdade e logo comecei a ver tudo isso por outros ângulos. Observei essa parte de arte em capas de discos cartaz e tipografia jamaicana, e isso também foi combustível pra escolher essa temática. Influenciou muito no meu dia dia e agora faz parte de mim. Acabo por dedicar um tempo a isso também, e não posso reclamar pois todo esse contexto fez surgir alguns trampo legais pra vários coletivos e isso é muito bom!”
Todos os desenhos são em preto e branco? Se sim, por que essa escolha estética?
“Sim, todos os desenho da Ilustrasom são em preto e branco justamente por conta da técnica de nanquim preto no papel. Penso que faz parte do conceito de ser um estilo à mão, mais rudimentar, assim como a cultura sound nasceu com tudo analógico, feito na mão.”
O projeto é exibido apenas online ou você já passou por locais físicos com ele?
“Até agora só está disponível na minha página do Instagram, mas quero muito apresentar em locais físicos e fazer alguns produtos, como camisetas, prints, adesivos… Logo mais quero colocar em prática – porém no momento estou terminado a faculdade e fazendo estágio, na hora certa as novidades virão.”
Como é o processo de elaboração das artes?
“As artes são feitas em papel tamanho A3 e A4, em nanquim preto. Depois esse papel é escaneado e tratado em Photoshop. Também faço colagem, xilogravura, monotipia e pinto quadros, mas me sinto mais confortável com papel e caneta na mão.”
Qual é o seu objetivo com o projeto?
“O objetivo do meu projeto é ilustrar a cultura sound system , com uma identidade que transmita toda a vibe dessa cultura e a mensagem que ela passa pra todos que apreciam a arte. Que olhem e entendam que fazemos parte de uma comunidade que passa uma mensagens através da música e da arte em geral.”
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.