Count Shelly, um dos pioneiros do sound system britânico, morre aos 88 anos
O jamaicano radicado no Reino Unido Count Shelly, um dos pioneiros da cultura sound system, morreu em St. Andrew (Jamaica) no último domingo, 15 de agosto, aos 88 anos. Não há detalhes sobre a causa da morte.
Nascido Ephraim Barrett, Count Shelly foi um ciclista campeão na Jamaica antes de se mudar para o Reino Unido, no início dos anos 1960. Junto com Vincent “Duke Vin” Forbes e Wilbert “Count Suckle” Campbell, ele popularizou no Reino Unido a cultura do sistema de som.
Seu sound, Count Shelly, era de Harlesden (noroeste de Londres), e atraiu fascinados por ska e rocksteady. No início dos anos 1970, Count Shelly iniciou sua carreira como produtor. Na mesma época, tornou-se DJ residente do lendário clube Four Aces, conhecido por ser historicamente um dos primeiros locais a tocar música negra no Reino Unido.
Mudou-se para os Estados Unidos durante os anos 1980, e passou a operar a Super Power Records, uma loja de distribuição e varejo de música jamaicana em Nova York, antes de retornar à Jamaica permanentemente nos anos 90.
Ele gravou e lançou canções de artistas jamaicanos que se estabeleceram no Reino Unido, incluindo os grandes Dennis Alcapone e Errol Dunkley. Count Shelly também foi distribuidor de produtores como Bunny Lee, Harry Mudie e Ossie Hibbert.
Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram e Spotify.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
2 thoughts on “Count Shelly, um dos pioneiros do sound system britânico, morre aos 88 anos”