África, Brasil, hip-hop, new-soul & jazz: conheça o som de Àbáse

Àbáse (nascido Szabolcs Bognar) é um produtor e multi-instrumentista natural de Budapeste (Hungria) e baseado em Berlim (Alemanha). É um artista que cria uma mistura que passeia entre os ritmos da África Ocidental, Brasil, hip-hop, new soul e jazz. Ele se concentra em realizar ritmos bem peso-pesado (sendo ele mesmo um percussionista) e oscila entre riffs funky e estruturas de acordes suaves. A palavra “àbáse” vem da língua ioruba e significa “colaboração” – um elemento-chave da música de Àbáse, pois ele sempre reúne artistas versáteis para transporem juntos os limites de gênero e estilo.
Como um pianista treinado, Szabi faz turnês como parte da banda ao vivo do incrível artista nigeriano Wayne Snow, e tem participado ativamente da versátil cena de jazz e hip-hop húngara por vários anos, como membro de bandas nacionais de sucesso, incluindo Amoeba, Soulclap Budapest e The Mabon Dawud Republic – uma orquestra Afrobeat de quatorze integrantes estrelada por Dele Sosimi.
Szabi, que estudou no Conservatório de Jazz de Budapeste, já morou em Paris, Nova York, Rio de Janeiro e Salvador.
Abaixo, você ouve Barbès (ft. Rabbi Darkside, Corey James Gray (Àbáse Remix):

Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.