Diamante Sonoro: E-Dee – Bring Back The Vibes
Vem da Jamaica o diamante sonoro que garimpamos hoje. Conhecido como a “celebridade do Dancehall”, Everton “E-Dee” Dennis nasceu e foi criado em Toll Gate, Clarendon, Jamaica, e quando mais crescido se mudou para Hollywood. Depois de estudar música e atuar em Hollywood, E-Dee começou a gravar com produtores locais lançando mixtapes, e começou a aparecer em programas conforme sua reputação crescia.
Em 2004, o artista conheceu o produtor Qmillion e assinou com a Unseen Lab Recordings. Em 2005, lançou seu primeiro single oficial “RU Ready” e, na sequência, o álbum “JA 2 LA 2 DI World”. As vendas foram bastante representativas no Japão, mas foi só em 2007 que a Jamaica começou a conhecê-lo. O artista estourou no cenário musical local em 2007, quando sua colaboração com Irie Love, “Revolution”, atingiu o top ten na Jamaica e foi indicada ao prêmio EME por melhor colaboração. Ao mesmo tempo, o hit “Bongce Along”, de Triniti, e que contou com a participação do artista, também estava no Top Ten da ilha, bem como no Top 20 da Billboard R&B/Hip-Hop em vendas de singles. Em 2010, Dennis alcançou o Top Ten da Jamaica novamente com “Rightful Place”.
Em 2011, Everton estrelou o longa-metragem Out the Gate. O filme foi lançado nos cinemas de Los Angeles, Nova York, Atlanta, Toronto e também na Jamaica.
Seu mais novo single, “Bring Back The Vibes”, tenta imprimir uma aura de esperança e de nostalgia em tempos de pandemia. Enquanto o mundo ainda está lutando contra o coronavírus, E-Dee nos leva de volta aos tempos em que podíamos festejar como queríamos. As vibrações, a energia, a liberdade sentida coletivamente na dança, tudo se sente nesse dancehall bem upbeat, bem “de pista”. Confira:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.