Projeto inglês resgata e sampleia vinis 78RPM de países africanos
O artista inglês Flope está tocando um projeto incrível que resultou, entre outras, na releitura da faixa “Angina Baba Angina Mama”, na voz do artista Norman Muhlwa. É um resgate de discos de vinil goma-laca (78RPM) de regiões do continente africano. O projeto levantou discos de quase 70 anos atrás, da região que era a Rodésia do Norte/Nyasaland (que é principalmente o território do Zâmbia hoje).
Os ritmos e vocais africanos foram remasterizados, meticulosamente reconstituídos e reedificados para se adequarem aos sistemas de gravação modernos. Quando isso é feito e eles são colocados juntos com guitarra analógica moderna, teclado, ritmos, loops e samples, os resultados são surpreendentes.
Flope conta mais sobre a empreitada. “O projeto começa com a compra de mais de 100 discos antigos de 78 rpm da África. Para essa faixa em particular, Angina Baba Angina Mama, os discos usados foram gravados em Bulawayo (Zimbábue) e o formato da data refere-se a 11 de agosto de 1953. Os discos foram enviados a um engenheiro musical especialista nos Estados Unidos, que converteu todos os arquivos para o formato .wav de 24 bits para nós. Estamos no processo de examiná-los e procurando por faixas de destaque para usar como samples, loops ou para aparecer fortemente em uma mixagem como esta que fizemos . Gravamos quatro faixas até agora e três delas estão no Spotify como um single de 3 faixas.”
Em “Angina Baba Angina Mama” Flope toca guitarra e teclado, além de programação. O primeiro álbum deste incrível projeto deve ser lançado no início de 2021, e é possível acompanhar o projeto pelo Spotify de Flope. A faixa conta com um vídeo belíssimo, que você assiste aqui embaixo:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.