Nairóbi afrofusion: a potência de Crystal Asige de volta com “Lenga”

Que brasileiro nunca ouviu ou disse a expressão “lenga lenga”, num é mesmo? Mas qual será o significado da palavra “Lenga” no Quênia?
É sob o significado e o nome de “Lenga” que a artista Crystal Asige lançou seu mais recente single. A música fala tanto sobre almejar mais alto quanto ignorar os sussurros e rumores que muitas vezes nos deparamos no caminho em busca dos objetivos e sonhos.
Crystal explica sua “mensagem por trás da mensagem”: “É simples – se você quiser voar, você tem que deixar ir as coisas que pesam!”
A artista homenageia sua cidade natal, Mombaça, com melodias de Taraab (gênero musical popular na Tanzânia e no Quênia) e cantos de estilo Giriama (os Giriama são um dos nove grupos étnicos que constituem os Mijikenda. Os Mijikenda ocupam a faixa costeira que se estende de Lamu no norte até a fronteira Quênia/Tanzânia), que nos transportam para um refrão simples, mas rico e libertador.
Afroartivism
O single e seu videoclipe compõem uma peça de ‘Art-ivism” como Crystal gosta de chamar. Uma das grandes artistas quenianas em 2021, a energia incansável, positividade e foco nunca permitiriam que Crystal se contentasse com nada além de altas expectativas. “Quero que meu legado transforme as palavras impossível em ‘possível’ e deficiência em ‘capacidade’”, diz.
Assista e ouça “Lenga”:

Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.