Afrobeats com tempero brilhante: conheça o som contemporâneo de Falana
A educação da cantora Falana, que nasceu em Toronto, Canadá, teve como trilha sonora uma seleção musical diversa, que ia de Fela Kuti a Sia. Em casa, seus pais nigerianos tocavam muita música tradicional iorubá como uma forma de se manterem conectados à sua cultura e, por meio do caldeirão da cidade em que cresceu, Falana conheceu o pop, hip-hop e R&B, que ela passava horas compilando em suas próprias mixtapes.
Após alguns anos, morando em Havana, Cuba, percebeu que a herança musical da ilha a ajudaria a realizar seu próprio potencial. Foi lá que ela gravou seu primeiro EP “Things Fall Together”, com um produtor local e uma banda ao vivo. Um tempo depois, mudou para Lagos, Nigéria, onde permaneceu nos últimos cinco anos.
Falana ganhou algum reconhecimento inicial por seu EP auto-produzido “Chapter One”. A cantora e compositora canadense-nigeriana viajou para a África, América do Norte, Europa e Caribe para trabalhar em um novo material e em seu processo de autodescoberta, que revelou novas camadas em suas composições. Ela agora compartilha o primeiro gostinho dessas sessões com o lançamento do single ‘Joy’.
Uma fusão animada de Afrobeats vibrantes, R&B elegante e sabor da ilha. “Joy” é uma música que fala com este momento no tempo. É impossível não sentir a voz da cantora desencadeando uma onda de positividade em sua mente.
Assista ao clipe de “Joy”, gravado na Jamaica e produzido pelo diretor Mykal Cushnie, cuja narrativa narrativa centrada na cultura resultou em colaborações com Popcaan, Sean Paul e Damian Marley.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.