BNegão relança “Sorriso Aberto (Curimba Riddim)” com Digitaldubs
Em 2006, chegava nas lojas independentes de todo o país “Brasil Riddims”, o primeiro (e histórico) disco dedicado à cultura dos riddims (“rythms”, dito na linguagem do patuá jamaicano) lançado no país, sob o comando do Digitaldubs.
Um dos principais destaques do álbum foi a versão do clássico “Sorriso Aberto”, canção de autoria de Guará, imortalizada por Jovelina Pérola Negra.
A música foi cantada por BNegão em cima do instrumental batizado “Curimba Riddim”, uma base singular, que trouxe uma alquimia única de dancehall/ragga, toque de curimba, afrobeat e samba de terreiro. O som foi sucesso em bailes do subúrbio carioca, nos shows do rapper e nas festas promovidas pelo Digitaldubs.
“Sempre achei essa base revolucionária, muito à frente do tempo… Talvez fosse mesmo. E foi justamente isso que me fez querer relançá-la justamente agora, no momento em que inicio uma nova fase na minha carreira e quando esse tipo de experiência sonora (dentro do universo das batidas presentes na diáspora africana) está mais em voga do que nunca.” diz BNegão.
E assim foi feito: com alguns ajustes/mudanças nas peças, timbres e uma nova gravação de voz, “Sorriso Aberto (Curimba Riddim)” aparece como o segundo single (de uma série de 5) a ser disponibilizado por BNegão, dentro da contagem regressiva para o lançamento de seu primeiro disco realmente “solo”, que trará versões fumegantes e inesperadas de músicas suas e também de autores como Moleque de Rua e Ratos de Porão.
Ouça:
Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Instagram, Facebook, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.