GM RADAR MUNDO REGGAE #37 – novidades do reggae internacional!
Bora passear inna reggae vibes?
Nosso giro semanal mundo afora traz os artistas e novidades do reggae internacional aqui no GM Radar Mundo Reggae.
Lançamentos e descobertas da reggae music pra tocar no seu radinho! Vamos ver pra onde nossa nave voou essa semana?
Bon voyage!
Zoe Mazah – Lovely Day
A cantora e compositora liberiana/alemã Zoe Mazah faz canções de reggae inspiradas na alma de grandes e pequenas emoções, próximas de seus pensamentos e sentimentos. Letras para elevar e tocar o coração. Batidas gordas, linhas de baixo vibrantes e o doce skank das guitarras que seduzem e convidam a devanear e relaxar. Zoe mistura sua herança africana e europeia com vibrações do Roots Reggae e sons poderosos de Nu-Soul e Dub. “Lovely Day” traz uma vibe adorável, que aquece o coração e faz sorrir.
Norris Man ft. Josh Harris – This Morning
O jamaicano Norris Man apresenta sua mais nova faixa, “This Morning”. Produzida por Umberto Echo para a Big Feet Records, a faixa traz uma vibração descontraída e leve. Com uma carreira ilustre que remonta à década de 1990, Norris Man é um artista que experimentou a evolução da música jamaicana ao longo dos anos. “Esta é minha primeira vez trabalhando com Norris Man e foi muito gratificante, já que sempre fui um fã de longa data, então ter essa experiência foi ótima”, acrescentou Josh Harris, da Big Feet.
Juliette Ashby x Aleks Syntek x Carmen Pierri x Daniel Lemma – Why World Edition
Juliette Ashby é uma artista e compositora britânica também conhecida por seu papel no documentário Amy. O amor de Ashby pelo reggae de raízes melódicas levou-a a novas e coloridas aventuras. Em seu novo álbum” Why”, ela deixa Londres para fazer várias versões da música “Why” com artistas ao redor do mundo. É uma jornada digital em uma época em que a pandemia restringe nossa liberdade e reuniões físicas. Nessa versão, em vários idiomas, Juliette encontra Aleks Syntek (México), Carmen Pierri (Itália) e Daniel Lemma (Suécia), com produção de Roots In a Jar.
Rebecca Conner – Lotus in the Mud
A americana Rebecca Conner é guitarrista e vocalista especializada em jazz, mas que utiliza sua amplitude de conhecimento musical para extrair uma infinidade de gêneros e influências. Em “Lotus in the Mud”, os vocais de veludo centrados no coração de Rebecca são entregues com uma grande profundidade para o ouvinte. Com a música como catalisador para transformar a dor em cura, ela reserva espaço para que as brasas de gratidão e otimismo se acendam através de sua obra.
Sunrayz – Gone Too Far
Sunrayz é um cantor/compositor e produtor americano. Seu foco é reggae e dub, com Bob Marley como sua maior inspiração. “Ele me inspirou a fazer meu próprio reggae, que inclui todas as minhas influências musicais ao longo dos anos”, explica. “Gone Too Far” é, segundo Sunrayz, “um chamado para aqueles que foram longe demais para manter ou obter o poder, e para aqueles que distorcem a narrativa para enganar o povo”.
Daddy Mory ft. Baroni One Time e Addis Pablo – Tranquille
Acompanhado por Baroni One Time, o ícone do reggae francês Daddy Mory une forças com a estrela venezuelana em um hino à independência na forma de uma viagem do ego. O instrumental foi produzido por Hemp Higher Empire, que convidou Assis Pablo para a Melodica. Pablo, filho de Augustus, trouxe um toque de raízes profundas a esta sólida e moderna produção de reggae.
Grumpy Crumpet – Diving for Pearls
Ska DIY com elementos experimentais e um clipe divertido criam a interessante mistura do produtor inglês Grumpy Crumpet em “Diving for Pearl”. No single, Grumpy encontra a cantora Francesca e Jam Jammin, em uma gravação feita em um estúdio caseiro, que é como os artistas independentes têm caminhado durante essa pandemia. A música faz parte do EP “Big Buff”.
D-Kel & Los Bandidos – Make That Noise
D-Kel & Los Bandidos se caracterizam pela mistura de sabores e estilos em suas músicas. Riffs de rock, energia punk, uma pitada de sabor latino, Dub vibes elementos do rap combinam-se para fazer um som único. “Make That Noise” é o primeiro lançamento de 2021 do grupo, o primeiro também de uma série de 3 sessões ao vivo, todas gravadas ao vivo. A ideia ‘plug and play’, segundo a banda, pretende dar aquele sentimento ‘cru’ da apresentação ao vivo, mas também mostrando o talento e habilidade de cada membro do grupo.
JPson – Digital Life
Nascido na África do Sul, JPson mergulhou logo após a vida escolar em uma longa jornada pelo mundo, desbravando lugares, costumes e ideias há mais de uma década. Seu mais recente single, “Digital Life”, é a primeira música que produziu completamente sozinho em seu estúdio caseiro em Berlim, durante o lockdown em 2020. “É uma música que realmente ressoa em mim como artista”, explica. “Ela contém todas as minhas principais influências musicais, como hip hop old school, reggae, dub e folk em uma única música”.
Ralph Staples feat Juliar – Rockin N Fine
O produtor canadense Ralph Staples realizou um encontro com a brasileira Juliar no single “Rockin N Fine”. Juliar é musicista, compositora e professora de música. Navegando entre a MPB, o indie, o rock n’ roll e o pop, suas canções retratam uma visão de mundo da perspectiva dos vinte e poucos anos. Aqui, ela mergulha na reggae music.
Muito obrigada pela visita! Se gostou, comente aqui embaixo, conte o que achou. Aproveite e compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.