Música da África #10: novidades do continente africano
O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que vão pra pista de dança, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.
O “Música da África” é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. Dá o play!
Gigi Lamayne (África do Sul) – Feelin U (feat. Mi Casa & Blxckie)
Três estrelas na música da África do Sul se reúnem para “Feelin U”, primeiro single de Gigi Lamayne antecipando seu próximo álbum. Gigi é uma premiada artista afro-hip-hop e antropóloga de Joanesburgo. Ela já trabalhou com vários gigantes africanos, incluindo Burna Boy, AKA, Kwesta e Khuli Chana, Yemi Alade e Ben Pol, para citar alguns. Conhecida por seu ativismo pelos direitos das mulheres e das crianças, ela se tornou uma das personalidades locais preferidas. Amapiano + Hip Hop com um gancho cativante e um toque latino bem conectado. Excelente vibe!
R2bees (Gana) – Fine Wine (feat. King Promise & Joeboy)
“Fine Wine” conta uma história de beleza e amor. R2bees explicam como foi realizar essa obra. “Tivemos os melhores vocalistas de Gana e Nigéria – King Promise e Joeboy – se juntando a nós para projetar a vibe que pretendíamos captar, falando do esplendor da mulher”.
RexoftheWest & Tsuni (Nigéria) – Mo Gbese
“Mo Gbese” é uma canção do produtor RexoftheWest e da cantora Tsuni, que fala sobre o estilo de vida festeiro em Lagos, Nigéria, e a conversa entre o assunto e a voz sutil em sua cabeça (“… o diabo no meu ombro”) que os incita a se soltar, a enlouquecer e esquecer todas as ansiedades. A música é uma fusão magistral de Hard Afropop com elementos de highlife, guitarras de rock e vocoders inspirados em Daft Punk.
Hyzah (Nigéria) – Dan Mi (Pass Me The Lighter)
Depois de se tornar uma sensação viral com seu vídeo freestyle que conquistou famosos como Drake, o jovem Hyzah, de 19 anos, está pronto para lançar seu primeiro single oficial. Após essa reviravolta sem precedentes em sua carreira e sua vida, a estreia de Hyzah, ‘Dan Mi (Pass The Lighter)’ é o início de algo brilhante e pioneiro e que dá o pontapé inicial em seu novo contrato com a Warner Records. “Fiquei inspirado para fazer a música depois do meu primeiro freestyle viral”, diz Hyzah. “Me fez acreditar em mim mesmo, porque naquele dia eu estava apenas fazendo minhas coisas e as pessoas vibraram com isso. Eu amo a música freestyle porque aquele momento mudou minha vida!”
SSY x ArtJay (África do Sul) – Reality Check
SSY é um músico sul-africano, integrante do coletivo conhecido como LGNDRY. SSY começou a trabalhar com música muito jovem e seguiu em frente na carreira. Ele é versátil: multi-instrumentista, compositor, engenheiro, rapper, cantor e produtor. “Reality Check” é uma colaboração com ArtJay e tem produção de Jesscobar.
Madia Neah (República Democrática do Congo) – Simba
A bela “Simba” é um pop afro com melodias suaves e dançantes, envolventes. Cantado pela voz de veludo marcante de Madia Neah em suaíli, que também foi quem compôs e produziu a canção, “Simba” tem como objetivo, conforme palavras do artista, “chegar e trazer a boa sensação dos momentos sensuais”.
Tawanda weMhazi (Zimbábue) – Rimuka
“Rimuka”, do artista do Zimbábue Tawanda weMhazi, é uma música que segue o tradicional estilo mbira do Zimbábue, e que traz alguns elementos de reggae, demonstrando a versatilidade do mbira. É uma música sobre trabalho e amor.
Prince Choi (Nigéria) – Omotola
Prince Ademola Adeleke (Choi) é um cantor nigeriano radicado nos Estados Unidos, instrumentista, palestrante motivacional, ator, promotor musical e escritor. Ele é indígena de Ibadan, estado de Oyo, Nigéria. Ademola se formou em tambores falantes e outras percussões, e também é amante da música country. Conhecido pelo seu estilo único de música, mistura todos os gêneros musicais com a música tradicional africana. “Omotola” é uma vibrante canção de amor.
Muito obrigada pela visita! Compartilhe essa lista com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.