Deputado apresenta projeto para criar o dia do Reggae na Bahia

Edson Gomes, um dos nomes mais emblemáticos do reggae baiano
O deputado Bira Corôa (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia para criar o Dia Estadual do Reggae, a ser comemorado no dia 11 de maio. A proposição foi subscrita pelos deputados Jacó da Silva (PT), Olivia Santana (PCdoB) e Fabíola Mansur (PSB).
O dia 11 de maio marca o aniversário de morte de Bob Marley, e também já é comemorado como o Dia Nacional do Reggae.
Ao justificar a proposta, Bira Corôa reforçou que o reggae tem como marca essencial a crítica social, embalado por temas contra as desigualdades, o preconceito, o racismo, a fome, entre outros movimentos de luta e resistência social.
Bira lembrou ainda que o ritmo jamaicano está presente na forte ligação/inspiração com Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I – Ras Tafari I. A essência musical do Reggae, acrescentou ele, propõe um resgate dos princípios e valores que nos mantém ligados a uma perspectiva positiva sobre a vida.
“A instituição do dia Estadual do Reggae tem por objetivo ressaltar os valores culturais, artísticos e musicais da maioria da população baiana, a população negra, que tem no Reggae seu grito contra a opressão”, concluiu o parlamentar.
Em julho passado foi protocolado outro projeto do mesmo tema: a proposta de Marcelino Galo (PT) visa transformar o Reggae em patrimônio cultural imaterial da Bahia.

Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.