Confira “Meu Caminho”, novo álbum de Sue & Mokaya
Com músicas sobre resistência, consciência e amor, a banda Sue & Mokaya apresenta “Meu Caminho”, seu primeiro álbum de estúdio, lançado em 29 de setembro nas plataformas digitais. Unindo as vertentes do reggae, ska, dub e samba reggae, o projeto é liderado por Sue Cavalcante e reúne composições concebidas ao longo de seus dez anos de carreira na música.
O disco possui 10 faixas, sendo cinco canções (duas em inglês e três em português) e suas respectivas versões em formato dub/instrumental. Além de contar com as participações especiais de Monkey Jhayam e QG Imperial, a produção musical é assinada pela própria Sue em conjunto com o produtor Tael, que também é responsável pela mix ao lado de Fábio Murakami, mais conhecido como Yellow P – pioneiro da cultura sound system no Brasil.
O show de lançamento acontece em 2 de outubro de 2021, na Casa de Cultura Chico Science, em São Paulo, para um público limitado de 40 pessoas. O evento será oficialmente gravado e posteriormente transmitido nas redes sociais do espaço e da banda.
“Esse disco é muito pessoal e reflete a minha trajetória. É uma realização não só minha, mas também da minha família, da minha mãe, dos meus avós… É um reflexo do caminho dessas pessoas que vieram antes de mim”, explica Sue a respeito do significado do álbum. O trabalho sucede o primeiro EP da banda, lançado em 2018, disponível no Soundcloud.
O álbum “Meu Caminho” se inicia com a faixa homônima, que consiste em uma versão em português, assinada por Sue, de “Life and dedication”, de Isaac Chambers feat. Dub Princess. Na sequência vem “Respiração”, uma música que nasceu em forma de poesia – como a maioria das canções de Sue – e reflete sobre o que há de mais importante na vida. A terceira faixa é “All About Money”, uma canção que faz críticas à inversão de valores do sistema capitalista e conta com a participação da banda QG Imperial.
Em seguida vem “Keep Strength”, segunda faixa autoral em inglês, com participação de Monkey Jhayam, e que fala sobre a importância de manter suas convicções firmes e lutar pelo amor. “Um Amor pra Chamar de Meu”, é a quinta do disco, com participação do backing vocal Gabriel Diaz. Uma música dançante, que enaltece a dádiva do amor e sua gratidão. As cinco faixas seguintes são versões dub/instrumentais de cada single.
O lançamento é uma realização do Edital de Fomento ao Reggae (4ª Edição). Esta é a segunda vez que a banda é contemplada com o edital. A primeira vez ocorreu em 2019, ano que Sue & Mokaya realizou uma turnê pelas Casas de Cultura de São Paulo, se apresentando também no Dia Municipal do Reggae, na Praça da República (SP), para um público aproximado de 30 mil pessoas.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.