Em “Lavérité”, Marcus Gad mergulha no “Seggae” e toca em profundas questões políticas
.
“Lavérité” é a nova faixa de Marcus Gad & Tribe, gravada nos estúdios Kaprikorn, nas Ilhas Maurício. Marcus Gad e sua banda estiveram lá há alguns meses para fazer um show, mas, por motivos obscuros, ele foi cancelado pelas autoridades de Maurício.
“Lavérité” nos permite descobrir mais sobre a história da ilha e seu povo. Lá, Marcus Gad e seus músicos se encontraram com Ton Renald. Ele é irmão de Kaya, uma lenda das Ilhas Maurício, criador da música Seggae (uma mistura de Sega mauriciano e Reggae jamaicano) que desapareceu tragicamente após um show que fez para defender a descriminalização da maconha. As circunstâncias perturbadoras em que ele morreu nunca foram explicadas e essa história afetou profundamente os artistas da região.
É assim que Marcus Gad e Tribe, com Ton Renald, tentam fazer com que a verdade prevaleça em um típico groove do reggae, para dar voz às pessoas que viveram essa verdade e que ainda estão aqui para testemunhar.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.