High Grade: confira entrevista sobre novo EP de Italhêra, Jr Toaster e IAZVI
.
Mauro “Jr Toastah”, IAZVI e Italhêra unem forças em novo projeto: o EP “High Grade”.
Jr Toaster é produtor musical, engenheiro de áudio e figura essencial na cena Sound System paulistana desde 2011, conhecido por sua habilidade no Patois Jamaicano e por seu trabalho com o High Public Sound. Ao lado de IAZVI, multi-instrumentista e veterano no reggae, se juntou a Italhêra, italiano da Calábria que morou em Londres antes de estabelecer sua base no Brasil. Com uma mistura de influências culturais e líricas em inglês, português e italiano, suas composições são reconhecidas pela profundidade e qualidade sonora.
O EP “High Grade” nasceu da colaboração criativa entre esses três artistas no Pangea Tunes Studio, em São Paulo. Segundo Jr. Toaster, a ideia surgiu durante uma fase de mudança e reforma no estúdio. “A ideia veio da colaboração do Italhêra com nosso até então mais recente single “Lapis Lazuli” Riddim. Ano passado meu estúdio estava de mudança e reforma e pra não perder a prática montei um setup simples pra registros de ideias enquanto finalizávamos essa empreitada. Juntei com meu mano IAZVI e juntos fizemos cerca de 40 riddims guias e escolhemos algumas pra lançar esse ano mês a mês”.
Italhêra passou a trabalhar com a dupla no Pangea Tunes Studio. “Mostramos o riddim pra ele e rapidamente ele canetou. Durante a mixagem, fizemos juntos umas 15 versões diferentes rsrs e estava difícil escolher uma só. Decidimos então compilar 6 versões, assim como alguns produtores fazem lançando diferentes mixagens. Em três, demos destaque pro vocal e fizemos três mais adubadas, tudo no estilo analógico, na mesa de som com os periféricos do estúdio”.
Toaster explica que o “High Grade é um som inspirado nas timbragens tradicionais do steppa com sintetizadores clássicos dos anos 80 como o DX7, fazendo os temas e a linha de baixo com um CS01 – o mesmo usado em “Rumours” do Gregory Isaacs, e tudo mixado analogicamente no formato tradicional que o estilo pede. É um resgate dessas timbragens que remetem a uma viagem no espaço-tempo, junto com a temática da letra invocando paz e positividade em uma sessão sound system, buscando sempre as alturas!”
Para Toaster, “Cada mixagem deste EP mostra um caminho diferente que a mesma música pode trilhar, demonstrando como diferentes arranjos podem reconstruir uma canção de maneiras surpreendentes.” Além de destacar a musicalidade individual de cada artista, “High Grade” reflete a proposta colaborativa do Pangea Tunes Studio. Jr Toaster enfatiza: “Nossas produções são verdadeiras colaborações, onde artistas se unem para criar algo novo e inovador para os bailes, mantendo uma sonoridade que todos podem identificar.”
Já disponível nas plataformas, o EP “High Grade” promete não apenas atrair os amantes do Dub, mas também transformar as expectativas em torno do gênero no Brasil.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.