Documentário “Jamming – O ano em que Junior Marvin morou em Goiânia” resgata a relação entre a cidade e o guitarrista de Bob Marley
.
Conhecida nacionalmente como a capital da música sertaneja, Goiânia tem em sua história cultural um fato curioso e improvável. Pouca gente sabe, mas no fim da década de 1990, um dos maiores guitarristas do mundo elegeu a capital de Goiás para morar e formar uma banda de reggae. Essa história surpreendente é o tema do documentário “Jamming – O ano em que Junior Marvin morou em Goiânia”, que retrata a passagem marcante do integrante da banda de Bob Marley pela cidade.
Produzido com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, o filme combina imagens raras de shows e bastidores da época, com entrevistas, revelando o profundo impacto da vivência do lendário músico jamaicano no panorama cultural de Goiânia. O documentário traz à tona esse momento histórico e apresenta cenas que ajudam a contar como a influência do guitarrista inspirou e impulsionou o crescimento do reggae na região.
Com 26 minutos de duração, o documentário está disponível no YouTube e tem direção do jornalista Danilo Camilo, produção de Fred Valle (baterista que fez parte da banda goiana de Junior Marvin) e roteiro do músico e publicitário Aderson Maia. Como ação de acessibilidade, o filme conta ainda com uma versão com tradução em Libras e legendagem.
Junior Marvin nasceu na Jamaica em 1949. Ainda criança se mudou para Londres, onde iniciou sua carreira artística e tornou-se um requisitado guitarrista. Em 1977, foi convidado para integrar o mundialmente consagrado grupo Bob Marley and The Wailers. Com a banda, fez sua estreia no disco Exodus, escolhido melhor álbum do século pela Time Magazine. Em 1997, Marvin deixou os Wailers e se mudou para Goiânia, onde formou um grupo com músicos locais e permaneceu por cerca de um ano. Atualmente, o guitarrista segue em plena atividade, lançando álbuns e se apresentando ao vivo.
O filme é um tributo ao artista e ao poder transformador da música, que marcou uma geração de artistas e fãs. Um legado que ainda ecoa na cultura goiana.
Assista abaixo a versão principal ou acesse aqui a versão com tradução em Libras e legendas:
.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.