Dennis Morris: a lente ávida que captou momentos icônicos de Bob Marley
“Eu li no jornal que Bob viria para a cidade, então fui até o local do show e esperei. Quando ele chegou, eu perguntei se poderia fotografá-lo. Ele disse: ‘sim, cara, chega mais’”. Foi bem aí que começou a história de amizade entre o fotógrafo britânico Dennis Morris e Bob Marley.
O então adolescente Dennis já havia começado muito precocemente sua carreira na fotografia. Ele tinha 11 anos quando uma de suas fotos foi publicada na primeira página do Daily Mirror (jornal diário britânico com mais de um século de existência).
Fanático por câmeras desde os 8 anos de idade, Dennis era conhecido na vizinhança de East End como Mad Dennis, devido à sua preferência pela fotografia em vez do futebol (contextualizando: East End é uma região londrina conhecida em todo o mundo pelo time local, West Ham, e pela forte presença dos hooligans).
Foi durante uma pausa na escola para esperar o astro Bob Marley chegar para a passagem de som no Speak Easy Club, na Margaret Street, que a carreira de fotografia musical de Dennis realmente começou.
Marley, bastante encantado com o jovem adolescente que o esperava, convidou Dennis para vir e tirar fotos não só naquele show, mas no restante da turnê. O ano era 1973.
Dennis foi correndo para casa, fez as malas e entrou no ônibus. Suas fotos de Marley e The Wailers se tornaram icônicas em todo o mundo, aparecendo nas maiores capas de revista antes mesmo de Dennis completar 17 anos. O fotógrafo virou um grande amigo de Bob e trabalhou com ele até 1981, ano do falecimento do astro jamaicano.
Além das fotos históricas de Bob, Dennis também ficou conhecido por grandes imagens dos Sex Pistols, de Jimmy Cliff, Lee Perry, James Brown, Linton Kwesi Johnson, U Roy e de diversos outros grandes ícones da música mundial. “Nenhum dos meus retratos de Bob foi tirado em um estúdio fotográfico”, disse Morris em uma entrevista para a Rolling Stone. “Todas foram tiradas no local.”
Visite o Instagram e o site do artista para saber mais da sua obra.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
2 thoughts on “Dennis Morris: a lente ávida que captou momentos icônicos de Bob Marley”