40 anos sem Bob Marley: legado vivo e essencial como nunca
11 de maio de 2021, 40 anos da morte de Bob Marley. Quatro décadas desde que o astro jamaicano deixou o plano terrestre, mas seu legado permanece firme, não só através de sua família, extremamente musical e talentosa, mas através de sua mensagem e sua obra.
Mas afinal, por que sua figura e suas canções continuam sendo tão importantes tanto tempo depois? E mais: como o artista continua sendo um dos mais influentes na música mundial?
Robert Nesta Marley nasceu e cresceu nas favelas de Kingston. Anos depois levou o reggae a patamares talvez inimagináveis àqueles tempos. Direto de uma ilha do Caribe, uma estrela que mexeu com a mente e as convicções de muita gente em todo o planeta.
Cannabis, rastafarianismo e luta social
Da caneta à voz de Marley, temas como a maconha, o rastafarianismo e a luta do povo oprimido tomaram seus lugares na pauta da sociedade de um jeito que só Marley havia conseguido até ali. O jamaicano foi e é uma figura que desperta empatia, identificação e conexão com indivíduos de todas as idades, credos e etnias.
Uma música tão simples quanto rica, poderosa e emblemática, que teve e tem uma capacidade única e especial de ser difundida. Explicar Bob Marley não é tarefa fácil, e não caberia nas linhas deste site, mas a criatividade, amplitude e qualidade e sua obra falam por si só. Só nos resta ouvir com atenção.
Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Instagram, Facebook, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
2 thoughts on “40 anos sem Bob Marley: legado vivo e essencial como nunca”