Música da África #12: novidades do continente africano
O universo sonoro do continente africano parece ser infinito. Das inspirações nas sonoridades ancestrais aos ritmos mais modernos que vão pra pista de dança, a produção musical na Terra-Mãe ferve como nunca.
O “Música da África” é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana e toda essa grandiosa pluralidade. E nessa semana, short edition com o poder feminino do continente. Dá o play!
OnyiAka (Nigéria) – Betty
A nigeriana OnyiAka faz em “Betty” um ode à era do Y2K Nollywood, época do cinema nigeriano que retratava as mulheres africanas sob uma luz pioneira e nada tradicional, desembocando atualmente em um movimento de empoderamento para jovens mulheres africanas nas redes sociais, que incorporaram a estética Nollywood. “Eu me identifico com isso agora, enquanto aprendo mais sobre quem eu sou fora da construção do que sempre pensei que deveria ser. Eu construí confiança suficiente para seguir uma carreira na música, me vestir como eu quiser, falar como eu quiser”, explica a artista.
Roni (Malawi) – Nkhuleka Cha!
A cantora Roni Mtegha conta mais sobre single “Nkhuleka Cha!”: “É sobre como apreciar como Deus é e sempre foi nosso refúgio, protegendo-nos em todas as provações da vida. Escrevi essa música porque quero deixar Deus saber o quanto aprecio seu amor. Quando olho para trás e vejo quantas vezes Deus me salvou, muitas vezes não consigo acreditar como ele me tirou da tempestade. Acredito que Deus protege a todos nós de muitas maneiras e tudo o que devemos fazer é agradecê-lo por isso”.
KeruBo (Quênia) – Zima Moto
KeruBo é cantora e compositora de afro-jazz, originária do Quênia e residente nos EUA. Com mais de duas décadas de carreira, seu estilo é uma mistura de Música Tradicional Africana, samba e bossa nova, jazz e blues. A artista busca oferecer cura pela sua música, além de preservar a cultura e herança africanas, ao mesmo tempo em que destaca as questões sociais que afetam as minorias vulneráveis, como em “Zima Moto”, em que aborda a solidariedade na África.
Muito obrigada pela visita! Se gostou, comente aqui embaixo, conte o que achou. Aproveite e compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.