A potência criativa de Yvonne Moriel em “dubh.”
Combinando Jazz, Dub, rap e eletrônico, a música da saxofonista e compositora austríaca Yvonne Moriel não é fácil de rotular. Mas isso se encaixa na intenção da artista ao criar sua música, ignorando quaisquer restrições estilísticas em seu processo de formação criativa impulsiva.
O prazer de combinar e experimentar diferentes gêneros e o desejo de criar sua própria música tiveram um forte impacto na carreira de Yvonne Moriel. Começando com o foco na música clássica, seu interesse só mais tarde se desenvolveu para a música improvisada.
Em 2015, a saxofonista iniciou os seus estudos de jazz na Musik und Kunst University Vienna e em 2018 decidiu concentrar-se totalmente na carreira musical. Em concertos por toda a Europa, em muitos festivais nacionais e internacionais e no seu trabalho com artistas e bandas de diferentes estilos, a artista aposta cada vez mais na criação da sua própria música.
Em seu single “dubh.”, o primeiro de seu próximo EP Sweet Life (previsto para o final de outubro de 2021), Yvonne concentra vibrações de reggae em uma linha mais chill. Parte do charme do single é a combinação de sons de saxofone e flauta, linhas de baixo descontraídas de reggae e efeitos dub.
Confira:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.