Das ruas de Kampala para o mundo: ouça Nyabingi Resurrection, novo álbum de Nilotika Cultural Ensemble
Depois de lançarem quatro singles com grande aclamação internacional, o Nilotika Cultural Ensemble estreia em grande estilo seu mais novo álbum, “Nyabingi Resurrection”.
Repleto da riqueza percussiva Nyabingi, belas melodias e mensagens positivas da comunidade, o álbum reflete a beleza da África (África Oriental em particular) e suas culturas e ritmos musicais ancestrais.
Nilotika Cultural Ensemble é liderado por Jajja Kalanda. Os padrões e instrumentos que eles usam são os mesmos de seus ancestrais Nyabingi, porém os Nilotika desenvolveram sua técnica, incluindo sons e estilos caribenhos influenciados pelas Mansions of Rastafari. Como os Rastas, a cultura de Nilotika abraça a criatividade artística, os valores da comunidade e uma vida limpa como uma alternativa à corrupção e ao capitalismo que prevalecem na sociedade ugandense e mundial.
O trabalho do álbum foi realizado junto à Switchstance Recordings. O grupo gravou pela primeira vez uma sessão de bateria de Nyabingi africana no estúdio East African Records em Kampala, Uganda. A sessão foi capturada ao longo de duas semanas, usando instrumentos locais. Os resultados são extraordinários, combinando ritmos antigos, novas tecnologias, cânticos, percussão, rap e instrumentistas virtuosos.
Este é um capítulo único na história da música africana. Os tambores dos seguidores das rainhas guerreiras Nyabingi e Muhumusa viajaram com os ventos alísios pelos continentes para inspirar Rastas na Jamaica a se revoltar contra a escravidão e o neo-imperialismo. Agora, o espírito musical foi ressuscitado em seu local de nascimento por Jajja Kalanda e o Nilotika Cultural Ensemble. Um círculo musical foi concluído.
Confira!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.