Radar African Beats #24: novidades do continente africano
A Radar African Beats é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana. Rap, blues, soul, R&B, afrobeats, afropop e muito mais!
Dá o play nas novidades da semana!
Big Wazy – Omo (On My Own)
O nigeriano Big Wazy acaba de estrear seu novo vídeo, “Omo (On My Own)”. A música foi lançada em novembro passado, com produção de Josto e mixagem + masterização por Izzy Beatzz, e acaba de ganhar um clipe, com direção de Madshotz e edição de Domy Media. Wazy fala sobe “Omo”: “É desafiador quando as pessoas colocam restrições em seus talentos a ponto de não verem suas capacidades de conseguir qualquer coisa por conta própria. No entanto, muitas vezes acaba por ser lucrativo no final”.
Rokia Koné x Jacknife Lee – Kurunba
Rokia Koné, uma das cantoras mais populares de Mali, anunciou seu álbum de estreia “Bamanan” – uma colaboração com o produtor Jacknife Lee. Antes do lançamento, marcado para 18 de fevereiro, eles compartilharam o single “Kurunba”, um exemplo poderoso de resistência que denuncia os costumes de exclusão enfrentados por mulheres quando terminarem de criar os filhos. Em algumas sociedades patriarcais, uma vez que seus filhos se casem, o papel da esposa na família é diminuído e muitas vezes resulta na chegada de uma co-esposa. Se ela se rebelar contra isso, ela pode ser marcada como “louca” e isolada da sociedade. “Kurunba conta a história de uma mulher que foi libertada de seu isolamento”, explica Rokia. “No dia do casamento da filha, ela cantou essa música, e as mesmas pessoas que tentaram trancá-la foram transformadas em cães e moscas. É como uma maldição.”
Neneh Asta – Going Nowhere
De origens em Serra Leoa, a cantora Neneh Asta traz a love song “Going Nowhere”, seu primeiro afropop. “Esse lançamento aconteceu porque eu decidi aproximar mais a minha música das minhas raízes africanas. A canção fala de um amor que te traz uma sensação eufórica”, explica a artista.
William Destro feat. AB Legacy – Y3 Ni Abre
William Destro e AB Legacy se juntam em “Y3 Ni Abre”, novo single que leva em seu nome uma expressão do dialeto twi de Gana. “Y3 Ni Abre significa que somos sérios, não viemos pra brincar, é um afrobeat que fala sobre não desistir, manter a força e fazer o esforço para atingir suas metas. Por causa do seu significado, decidi começar o ano com esse lançamento”, explica William.
This is Lema – They Know
O DJ e produtor de origem congolesa This is Lema acaba de lançar “They Know”, abrindo caminhos para o seu primeiro EP solo, Autumn Leaves. Junto a Kyara Shereen, o artista lançou diversos sons ao longo de 2021, alcançando sua marca do primeiro milhão de streamings. Em todos os seus projetos anteriores, atuais e futuros, Lema quer manter proximidade com suas raízes africanas e trabalhar com talentos criativos que tragam ainda mais versatilidade às suas produções.
LipsyBaby – Fokus
O nigeriano LipsyBaby traz “Fokus”, um single que fala sobre a pressão que os homens se colocam tentando impressionar as mulheres, serem independentes e buscar uma boa vida para si mesmos. “‘Fokus é uma música que traz um clima feliz, combinado com dança; é algo que todos podem desfrutar sem se afastar daquele sabor da música africana atual”, explica o artista.
Muito obrigada pela visita! Se gostou, comente aqui embaixo, conte o que achou. Aproveite e compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no Facebook, Instagram, Mixcloud e Spotify!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
10 thoughts on “Radar African Beats #24: novidades do continente africano”