Jamaica Reggae Industry Association Awards

Compartilhe!
Sam Clayton

O prêmio Jamaica Reggae Industry Association Awards 2009, oferecido pela JARIA (Jamaica Reggae Industry Association), foi um misto de acontecimento e lição histórica, lição essa conectada às biografias dos indicados em cinco categorias: artistas, engenheiros e produtores, sistemas de som, músicos e a premiação especial JARIA Life Award, onde através de vídeos, os indicados contaram as suas histórias de vida e êxito. O evento foi realizado em 1º de março, e segundo a Ministra da Informação, Cultura, Juventude e Desportos da Jamaica, Olivia Grange, foi “um passo gigantesco para a indústria musical”.
Count Ossie and The Mystic Revelations of Rastafari foi o grupo premiado com o primeiro JARIA Lifetime Achievement Award. Sam Clayton, o único sobrevivente dos membros do grupo, recebeu o prêmio. “Música é a terapia para a desordem traumática pós-colonial”, comentou.
Outros ganhadores foram Lennie Hibbert, o mestre do vibrafone na Jamaica, e o tecladista Ansell Colins. King Tubby Hi-fi e Jah Love Muzik foram os sistemas de som premiados, Leslie Kong (produtor jamaicano de descendência chinesa) e Sonia Pottinger foram agraciados com o prêmio de melhores produtores, e Sid Bucknor e Sylvan Morris foram reconhecidos por suas contribuições à indústria como “engineers”. Dennis Brown e Pam Hall foram os escolhidos na categoria “artistas”, sendo que o prêmio póstumo destinado a Dennis foi recebido por seu filho, Daniel Brown.
A noite ainda contou com as apresentações de Freddie McGregor, a premiada Pam Hall, Leba Hibbert, e outros, com exibição de um vídeo em homenagem aos grandes artistas jamaicanos falecidos em 2008.
(por Dani Pimenta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *