ENTREVISTA EXCLUSIVA: Yaadcore fala sobre seu álbum de estreia, Reggaeland
Yaadcore emergiu há uma década como o principal DJ – ou seletor – da cena reggae revival da Jamaica, um status que lhe rendeu reconhecimento internacional. Depois de ajudar a levar o movimento para o mundo inteiro como DJ de Protoje e co-fundador da festa de reggae Dubwise Jamaica, ele voltou sua atenção para a produção de sua própria música, começando com a faixa “Ready Now” em 2019.
Agora, neste dia 18 de março, o artista lança seo álbum de estréia, Reggaeland, através da 12 Yaad Records, do próprio Yaadcore, e da Delicious Vinyl Island, a nova marca musical caribenha da icônica gravadora de L.A. Delicious Vinyl.
Um DJ que mudou o jogo e se tornou um artista inovador, Yaadcore é uma das figuras mais singulares e intrigantes da cena reggae jamaicana de hoje. Com o lançamento de Reggaeland, o agora vocalista em tempo integral está pronto para alicerçar seu lugar como uma das mais importantes novas vozes da Jamaica.
Reggaeland é o som de um artista que honra a tradição ao mesmo tempo em que traz à tona sua visão diferenciada sobre o futuro da música jamaicana. Enquanto o título celebra o status da Jamaica como o epicentro da música reggae, o conteúdo do projeto traz elementos de trap, R&B, hip-hop clássico e jazz para um caldeirão sonoro eclético, que desafia classificações de gênero.
Entre os convidados do disco estão Richie Spice, Jah9, Pressure Busspipe e I-Wayne, juntamente com o falecido ícone Lee “Scratch” Perry.
A produção vem de um time que inclui o Subatomic Sound, Ian McKee, Green Lion Crew, Micah Shemiah, Treydrumz e Chillmuchmore, juntamente com o próprio Yaadcore. Na engenharia, nomes como Bonzai Caruso (Damian Marley, Notorious B.I.G.) e Tippy-I (I Grade Records e Zion I Kings), entre outros.
Tivemos uma conversa EXCLUSIVA com o artista para o Groovin Mood, falando de sua trajetória e de seu novo trabalho. Confira!
GROOVIN MOOD – Yaadcore, você é conhecido pela excelência e dedicação em seu trabalho, tanto como DJ quanto como cantor. Gostaria de pedir que falasse brevemente aos leitores um pouco sobre sua trajetória, desde que você começou como DJ até o presente momento.
YAADCORE – Meu pai tinha um sound system (Love People International), então eu cresci em torno desse ambiente. No início da adolescência, em 2003, um dos seletores do sound me ensinou a mixar e eu nunca mais parei desde então. Eu estava sempre tocando nas festas do meu colégio e fazendo mixtapes.
Em 2010 me liguei ao Protoje e rapidamente me tornei seu DJ em turnê, depois de fazer uma mixtape para seu álbum de estreia. Em 2013, decidi parar de tocar dancehall e hip hop para me ater estritamente à música reggae de raiz. Enquanto estava em turnê mundial com Protoje e como DJ solo com meu evento Dubwise Jamaica, produzi minha primeira música, “Nuh Fenke Fenke”, em 2017, fazendo pouco depois uma transição como artista de estúdio em 2019, com o single de estreia “Ready Now”. Três anos e alguns lançamentos de single depois, estou “Ready Now” para lançar meu álbum de estreia Reggaeland!
GROOVIN MOOD – Você pode compartilhar conosco um pouco sobre o nascimento e a criação deste trabalho? Como foi a construção e o desenvolvimento da ideia?
YAADCORE – Este álbum é uma compilação das músicas que eu considero serem ideais para lançar nesta fase da minha carreira. Eu deveria ter lançado um EP em 2020, o que não ocorreu, mas tenho gravado constantemente desde o primeiro single “Ready Now”. Existe uma faixa chamada “Reggaeland”, por isso decidi chamar o álbum assim, de forma a preservar e homenagear a minha terra Jamaica.
GROOVIN MOOD – Para você, qual é a importância dos artistas que estão no disco e como eles se conectam à sua história?
YAADCORE – Bem, eu sou DJ em primeiro lugar, e estes artistas são alguns dos meus favoritos, e é por isso que cheguei até eles especificamente. O lendário I-Wayne quase nunca faz nenhuma colaboração, então eu fiquei honrado em tê-lo no disco, com certeza.
GROOVIN MOOD – Você chegou a enfrentar dificuldades durante a produção do disco em relação ao período pandêmico? Algo pareceu mais difícil ou complicado por causa do momento ou não?
YAADCORE – Aaah, definitivamente não. A única coisa que eu senti foi como a pandemia afetou as apresentações ao vivo. Ou seja, houve um momento em que estávamos em lockdown total, mas isso nunca fez parar meu processo criativo.
GROOVIN MOOD – Quais são suas expectativas para este álbum?
YAADCORE – Apenas boas vibrações, e expansão no som que se espera da Jamaica.
GROOVIN MOOD – Você poderia deixar uma mensagem para os fãs brasileiros?
YAADCORE – Quero agradecer pelo amor e apoio e espero que minha música possa ser uma inspiração para tornar sua vida melhor e aproximá-los mais de JAH RASTAFARI.
Ouça Reggaeland:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.