O.B.F Sound System lança álbum comemorativo de 20 anos; confira “LAVA”
Celebrando 20 anos como um dos mais importantes nomes da bass culture na Europa e no mundo, o coletivo francês O.B.F. Sound System acaba de lançar seu novo álbum, “LAVA”.
Duas décadas inteiras elaborando um som único, que conquista multidões por onde o O.B.F. Sound System passa: dub com fortes elementos de reggae e bass music, liderando uma verdadeira evolução contemporânea no estilo em todo o mundo.
O dub é um estilo que nasceu nos estúdios da Jamaica nos anos 70, como uma técnica de mixagem, pelas mãos de nomes icônicos como King Tubby e Lee “Scratch” Perry, entre outros grandes mestres do gênero, e atravessou as décadas influenciando profundamente a música mundial, tendo sido estopim para o desenvolvimento da música eletrônica como conhecemos e até mesmo do rap, para citar apenas dois exemplos.
“Essa confluência que o dub proporciona é algo muito importante para a música, apesar de muita gente não saber ser essa a origem de vários dos ritmos que permanecem em ascensão até os dias de hoje”, ressalta o produtor Rico O.B.F. “‘LAVA’ é a equipe O.B.F. em fusão para levar ao público uma experiência única”.
O disco transita por ritmos como reggae, house, dancehall, rub-a-dub, reforçando o desejo do coletivo de explorar novos territórios sônicos, caminhando entre as sonoridades eletrônicas e o dub. Belén Natalí (Argentina), Charlie P (Reino Unido), Sr. Wilson (Espanha), Júnior Roy (França) e o falecido dub poet Nazamba (Jamaica) se alternam nas produções implacáveis e enérgicas de Rico, afirmando a identidade sem fronteiras do coletivo com letras em inglês, francês, Patois jamaicano e espanhol.
“O disco marca um importante momento da nossa história. Continuamos em busca da ascensão sonora, ou a busca sem fim na dub music, caminhando inconfundivelmente para a frente”, finaliza Rico. O álbum ganhará uma versão especial em vinil, com previsão de lançamento para o final de 2022.
Brasil é um dos países do mundo que mais ouvem O.B.F.
O trabalho do O.B.F. se aproxima e se conecta com ouvintes de todo o mundo. O Brasil é um dos principais ouvintes do coletivo francês, que já realizou trabalhos com artistas daqui, como é o caso de “Heavyweight Sound”, com a cantora Nina Girassóis, lançado em 2021, “16 tons de DESIGUALIDAD”, com Monkey Jhayam, de 2018, e a mixtape “Raw Vibes”, lançada em 2019, que além de Nina e Monkey traz também Laylah Arruda, Red Lion, Junior Dread, Dow Raiz e Amanajé.
Ouça “LAVA”:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.