RADAR AFRICAN BEATS #40
A Radar African Beats é nossa coluna que traz pra você um panorama da nova música africana. Rap, blues, soul, R&B, afrobeats, afropop e muito mais!
Dá o play nas novidades da semana!
El Prince (Nigéria) – Never Leave
El Prince é um cantor e compositor que apresenta um som único, que ele chama de “Patan na patan” – uma mistura de influências musicais originária do vibrante bairro de Ajegunle, em Lagos, na Nigéria. “Never Leave” é o novo single do próximo EP do artista, LA Bachelor. É uma faixa de amapiano com uma pitada de influência de acapella tradicional. A música celebra a alegria e a satisfação de se comprometer totalmente com a pessoa que você ama. Produzida por Stimela Beatz e mixada e masterizada por Michael Synx, “Never Leave” segue o lançamento de “For Love” (produzida por Tuzi Beatz) e “Funke” (produzida por Princeton Beatz), dois singles que também estão entre as faixas do EP.
Wande Coal feat. Wizkid (Nigéria) – Ebelebe
O astro nigeriano Wande Coal, cantor, compositor e produtor nigeriano, finalmente lançou seu aguardado quarto álbum de estúdio, Legend Or No Legend. O álbum mostra sua versatilidade como artista ao incorporar uma gama diversificada de sons de afrobeat. Falando sobre seu novo álbum, Wande diz: “Esse álbum é um reflexo do meu crescimento como artista e como pessoa, e mal posso esperar para que meus fãs se conectem com ele”. O disco traz participações de peso, como Fireboy DML, Olamide, T-Pain e Wizkid, que participa da excelente faixa “Ebelebe”.
1da Banton (Nigéria) – No Love in Lagos
1da Banton é um cantor, compositor e produtor nascido na Nigéria. Sua música é uma mistura única de reggae, dancehall, afrobeat e sons tradicionais de Rivers, seu estado natal. “No Love in Lagos” tem a participação de 255, e traz uma batida cativante e letra impactante.
Sabrina (Camarões) – On The Low
Sabrina é uma cantora e compositora camaronesa de afropop e afrobeats. Em 2021, ela lançou seu primeiro álbum, Love Aganda. Graças a um repertório criativo e repleto de referências, a jovem cantora conseguiu se destacar no cenário musical africano com vários singles que obtiveram sucesso crescente. “On The Low” é o último lançamento antes de seu próximo álbum. A cantora camaronesa de 21 anos já acumulou mais de 25 milhões de plays em todo o mundo até o momento.
Charles Onyeabor (Nigéria) – Sawa
Primeiro filho do lendário músico/cantor nigeriano William Onyeabor, Charles cresceu ouvindo as músicas de seu pai desde muito cedo. É difícil não notar a influência do som de seu pai em sua música e Charles explica: “Meu pai influenciou muito minha música. Ele é meu modelo. Eu o vi escrever, compor e apresentar sua música. Nunca estive tão perto de alguém para ver como sua música é feita”. “Sawa” é um afrobeat que apresenta uma mistura de tambores pulsantes e melodias highlife que resultam em uma viagem cheia de groove, com a combinação de sons tradicionais e contemporâneos.
Hillz (Nigéria) – Addicted
Hillz é um cantor e compositor nigeriano que vem aprimorando sua forma de criar nos últimos anos. Sua evolução lhe permite introduzir vibrações novas e empolgantes para explorar a profundidade e a composição da música afro. Utilizando batidas eletrônicas e sintetizadores, Hillz acrescenta ao seu fluxo lírico influências contemporâneas de Burna Boy, Dave, J Hus, Stormzy e outros. “Addicted” é seu mais novo single.
E MAIS:
Kel-P (Nigéria) – What Have You Done?
Selasi (Gana/Nigéria) – Walk On Water
Sean Dampte (Nigéria) – For My Head
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
1 thought on “RADAR AFRICAN BEATS #40”