“Family Affair”: ouça o novo álbum do projeto Inna de Yard

Compartilhe!

 

O celebrado projeto musical Inna De Yard está de volta com novo álbum. Depois de um longo hiato provocado pela pandemia, o projeto regressa triunfante com o trabalho que recebeu o nome de Family Affair.

Inna De Yard sempre procurou captar a essência da música popular jamaicana, trazendo o reggae aos seus elementos essenciais. Através da gravação de alguns dos maiores cantores e compositores da música num ambiente naturalista, sem instrumentos eletrônicos e tecnologia de estúdio contemporânea, o projeto presta homenagem às jam sessions informais que deram origem ao reggae nos “pátios” de Kingston – ou seja, os espaços exteriores comuns partilhados entre famílias do gueto – como o famoso “government yard” em Trench Town, onde Bob Marley e os Wailers aprenderam a sua arte.

Family Affair continua essa tradição. Embora as grandes estrelas como Ken Boothe e Horace Andy, que passaram pelo Yard, estejam ausentes, o novo álbum evidencia os vocalistas de longa data do projeto. À medida que Inna De Yard continua a sua viagem sinuosa, demonstra que as raízes continuam a crescer à medida que o projeto se torna cada vez mais forte.

As 13 canções que compõem Family Affair foram gravadas em apenas quatro dias ao ar livre, sob as majestosas Blue Mountains, juntando os veteranos Cedric Myton, Kiddus I e Winston McAnuff com o lendário duo Keith e Tex e o igualmente ilustre Johnny Osbourne.

A geração mais jovem está representada por Steve Newland dos Rootz Underground, o melodioso Derajah e o filho de Winston McAnuff, Kush. Ancorado pelos ritmos pulsantes da bateria tradicional nyabinghi, Family Affair tem um toque de jazz fornecido por alguns dos melhores músicos da Jamaica, incluindo o guitarrista Dwight Pinkney dos Roots Radics, o tecladista veterano Franklyn ‘Bubbler’ Waul, o baixista Delroy ‘Wormbass’ Nevin, o flautista Donaldson Bernard, o trombonista de Ziggy Marley, Everald Gayle, e o saxofonista convidado Dean Fraser, todos habilmente arranjados pelo saxofonista francês Guillaume ‘Stepper’ Briard, um colaborador de longa data de Sly e Robbie. O som resultante é quente, acolhedor e íntimo, enfatizando a camaradagem próxima dos Inna De Yard e a natureza orgânica em que trabalham.

Inna De Yard foi concebido no início dos anos 2000 como uma forma de levar o reggae de volta às suas raízes acústicas. Através de sessões informais realizadas no pátio da frente da casa do guitarrista Earl ‘Chinna’ Smith, em Kingston, foi gravada uma série de acústicos com figuras reverenciadas como Junior Murvin, The Viceroys, Linval Thompson e The Mighty Diamonds, juntamente com novos artistas orientados por Smith.

O projeto foi reavivado em 2017 com o aclamado álbum The Soul of Jamaica. Desde o lançamento do último álbum, a família Inna De Yard sofreu algumas perdas, como o falecimento do guitarrista Bo Pee Bowen, do trombonista Nambo Robinson, e de Wesley Tinglin e Neville Ingram dos Viceroys; as restrições causadas pela Covid viram a indústria musical jamaicana parar depois de a ilha ter sido atingida por números elevados.

Passada a tempestade, o coletivo sentiu que era hora de criar um novo álbum, assumindo a responsabilidade de apresentar novas interpretações de algumas das joias musicais mais inspiradoras do reggae.

Ouça:

 

 

> SIGA O GROOVIN MOOD NO INSTAGRAM E NO SPOTIFY!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *