Kitachi, primeiro projeto de Iration Steppas, terá álbum de 1996 relançado
.
Em fevereiro de 2022, a label europeia Dubquake Records lançou “Ina Vanguard Style”, um documentário sobre um dos maiores nomes da bass culture mundial, Iration Steppas. O filme nos leva diretamente de volta a 1996, quando os dois membros fundadores, Mark Iration e Dennis Rootical, se conheceram e começaram a criar música juntos, levando o dub a novos domínios.
Por meio do documentário, toda uma nova geração de jovens apaixonados por dub foi apresentada ao projeto inicial do Iration Steppas: Kitachi. O hype rapidamente se formou em torno desse misterioso projeto paralelo e começaram a surgir convites para que a dupla formasse novamente o grupo ao lado de seu terceiro cúmplice musical, Jack Roobles. Desde então, skankers sortudos têm experimentado shows ao vivo do ‘Iration Steppas meet Kitachi’ em grandes festivais e eventos em toda a Europa.
Agora é a vez do primeiro álbum completo de Kitachi, ‘A Strong Unit’, ser relançado pela Dubquake, em versão digital e também em vinil (pré-venda já disponível). 1h20 de dub pesado do ano 3000 com infusão de sons de trip-hop e rave. Um projeto lançado pela primeira vez em 1996, criado no estúdio High Rise, em Leeds, ao mesmo tempo que o clássico LP ‘Original Dub D.A.T.’, do Iration Steppas. Um projeto que levou Kitachi a fazer turnês ao lado de artistas como The Prodigy nos anos 90.
Já estão disponíveis no Bandcamp três das 15 faixas do álbum: ‘Kitachi in Dubwize’, ‘Constructive’ e ‘Stalking’. Uma experiência sonora para aqueles que compartilham o espírito da Vanguarda do Dub e para os loucos por bass!
Ouça as faixas já disponíveis:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.