“Ginga Reggae na Jamaica Brasileira” participa da Mostra Competitiva do Festival Guarnicê de Cinema e fica disponível online e de graça por 24 horas

Compartilhe!

.

Ginga Reggae, documentário musical que conta a história da cultura reggae na ilha maranhense, conhecida como Jamaica Brasileira, através da perspectiva e história de vida de Célia Sampaio, considerada a grande “dama do reggae” no Maranhão, está na Mostra Competitiva do Festival Guarnice de Cinema 2024. O filme apresenta as estéticas da dança, das cores e maneiras de ser regueiro, encontrando territórios de resistência negra.

O Festival Guarnicê de Cinema surgiu em 1977 – o que o posiciona como um dos cinco mais antigos festivais de cinema do país – ainda com o nome de Jornada Maranhense de Super 8. O evento é fruto do Cineclube Uirá, projeto apoiado pela então Coordenação Artística e Cultural (CEAC) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PREXAE) da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente, o festival é promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFMA.

De 1986 a 1989 o festival foi chamado de Jornada Maranhense de Cine-vídeo. O título ‘’Guarnicê’’ só foi adotado na 13° edição do festival, em 1990. A expressão faz referência ao momento de preparação dos grupos de bumba meu boi, o que indica a proximidade do festival com a cultura popular maranhense. Atualmente, o Guarnicê é o mais longevo festival de cinema do Norte e Nordeste, além, é claro, de um dos mais tradicionais e mais importantes.

Por ocasião da mostra, o documentário, dirigido por Naýra Albuquerque, fica aberto online e gratuitamente por 24h: das 17h30 do dia 11/06 (terça-feira) até 18h do dia 12/06 (quarta-feira), NESTE LINK.

Depois de assistir, não se esqueça de dar seu voto para melhor filme da Mostra Competitiva de Longas Maranhenses pelo site do Festival Guarnicê!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *