Lei Di Dai iniciou carreira solo em 2005 e foi coroada Rainha do Dancehall Ragga no Brasil pela revista Rolling Stone. Cantora, compositora e empreendedora, tem o seu próprio selo musical. É idealizadora do projeto “Gueto pro Gueto Sistema de Som”, que valoriza a cultura e a evolução da reggae music no Brasil. Ao longo dos últimos anos, tem realizado inúmeras turnês fora do país, ganhando destaque na Billboard internacional por sua conexão com diferentes artistas da cultura sound system.
Dai acaba de lançar seu novo álbum, o quinto de sua carreira. “Be Free Be Strong”, que foi ao ar no último dia 16 de dezembro, destacando a liberdade e a força da artista, combinando a essência do Reggae jamaicano com o flow brasileiro nos beats de Jungle DnB britânico, e consolidando sua força artística global.
Batemos um papo exclusivo com Lei Di Dai, que contou ao GM sobre o novo disco e planos futuros. Confira!
GM: O que os fãs podem esperar de “Be Free Be Strong”?
LEI DI DAI: A mensagem desse álbum é: “SEJA LIVRE, SEJA FORTE”. As faixas são bem dançantes, com muita ideia positiva e consciente. São músicas para fortalecer os corações e libertar as mentes, bem na vibe “forget your troubles and dance”.
GM: Quais foram as principais inspirações por trás das músicas deste álbum? Houve alguma mudança de sonoridade em relação aos seus trabalhos anteriores?
LEI DI DAI: A vivência na Inglaterra foi uma das inspirações para fazer esse álbum. Ele tem uma sonoridade mais Ragga Jungle e Dnb, que relembra a minha adolescência, ouvindo música boa nos anos 90, indo aos bailes em São Paulo na Sound Factory, Toco, Over Night, dançando Jungle, DnB, Garage e ouvindo Reggae no Vento forte, ONU, Venice, KVA, Jamming e Susi in Transe, clube que ficava na região central de São Paulo, no início de 2000. Isso tudo me incentivou a fazer esse novo trabalho musical.
GM: O processo de criação desse álbum foi diferente de seus outros projetos? Você enfrentou algum desafio particular ao longo da produção?
LEI DI DAI: O álbum “BE FREE BE STRONG” foi criado, produzido e gravado na Inglaterra e Espanha com diferentes produtores e cantores. Acho que o maior desafio foi conciliar os shows, viagens e sessões de estúdio. Morando um tempo em Londres, eu consegui trabalhar no álbum e fazer a turnê no Reino Unido e Europa.
GM: O que mais te marcou durante a gravação deste novo álbum? Houve algum momento que você considere especialmente significativo?
LEI DI DAI: Esse álbum é uma bênção na minha vida! Um dos momentos mais significativos foi a sessão de estúdio em Lewisham, Londres, com Sleepy Time Ghost, Yuis, o Bay C. do (T.O.K) e JahBami. Foi uma noite muito produtiva, gravamos 3 faixas regadas a muita ganja.
GM: As suas músicas sempre foram muito autênticas e pessoais. Qual a experiência pessoal que você traz no novo álbum?
LEI DI DAI: Esse é meu quinto álbum e continuo autêntica. A experiência que trago nesse álbum é um caminho de perseverança e amor à música jamaicana. Sou artista independente, tenho o selo musical chamado “Rainha” desde 2008 e o Sound System, “Gueto pro Gueto sistema de som”, e todos os dias eu agradeço pelo privilégio de trabalhar e viver de música desde 2005. Em 2025, completo 20 anos de carreira solo como Lei Di Dai, porém canto desde 1999, e este álbum só mostra que eu estou viva e sempre trazendo novidades! Sei que incentivo muitos artistas a acreditarem nos seus sonhos, e isso me torna uma pessoa livre e forte. Fogo na babilônia!
GM: Quem foram os demais artistas ou produtores que trabalharam com você no álbum?
LEI DI DAI: Nesse álbum tem os feats. com JahBami de Trinidade e os jamaicanos Bay.C do grupo (T.O.K) e Da Fuchaman. Na produção, os britânicos Sleepy Time Ghost, do Sound System Unit137, Hal, mais conhecido como Arrival Sound System, Mista Trick e os espanhóis YUIS, morador de Londres, Uri Green, baseado em Bristol – UK, e Falefou, de Logroño, Espanha.
GM: Existe uma faixa no álbum que tem um significado mais profundo para você?
LEI DI DAI: Esse álbum é todo especial, tem um profundo significado e poder para mim e tenho certeza de que quando vocês ouvirem vão entender a evolução, liberdade e força da música reggae e suas vertentes. Jah no comando!
8. Você pode nos trazer um breve faixa a faixa do disco?
O álbum tem 10 faixas, 7 músicas inéditas e 3 remixes.
01 – Vem, vem, dançar – feat. Bay. C – Produção Sleepy Time Ghost e YUIS, faixa dançante que convida a todos para mexer o corpo.
02 – Jah jah bless – feat. Da fuchaman – Produção Uri Green, essa faixa é sobre agradecer as bênçãos que acontecem a todo momento nas nossas vidas.
03 – SP x London – feat. Jahbami – Produção Sleepy Time Ghost e YUIS, fala da conexão de São Paulo com Londres através da música, erva e a importância de saber de onde você vem e para onde você vai.
04 – Rasta no Fear – feat. Bay. C – Produção Sleepy Time Ghost e YUIS. Rasta não tem medo! Sempre segue acreditando no seu poder e evolução para causar revolução.
05 – Cura – Produção Sleepy Time Ghost e YUIS. Essa faixa traz o poder da cura através da música e das raízes naturais do movimento humano.
06 – Fox in da Street – Produção e remix Arrival Sound System, música que fala da minha vivência em Londres.
07 – Shine – Produção e remix Arrival Sound System é uma música de amor de estar brilhando junto de quem é importante para você.
08 – Freak People – Produção Falefou música gravada na Espanha. Após um show em Logrono, onde tinha muita gente freak e feliz!
09 – Rude Girl – produção Drumagic remix Mista Trick, na pura vibe Dnb.
10 – Believe U – produção Arrival Sound System, essa faixa fecha o disco com a mensagem positiva: acredite em você porque só você sabe o que é melhor para você.
GM: Quais são seus planos para 2025?
LEI DI DAI: Eu comecei a turnê “Be Free, Be Strong” em junho de 2024 no Reino Unido, foram 5 meses de tour, passei pela Alemanha, Holanda, Espanha e finalizei na Inglaterra. Voltei ao Brasil para lançar o álbum nas plataformas digitais com um show sensacional no Sesc Vila Mariana. A turnê desse novo álbum vai até o final de maio de 2025. Fiquem ligados nas novidades! Agora também começam os ensaios abertos para o desfile de carnaval do Bloco Kaya na Gandaia.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.