Brazilian Grooves: Copa 7
“O Horace Andy do groove brasileiro”. É assim que o site Whatmusic classificou Damião, vocalista do Copa 7, fazendo uma alusão aos “poderes” vocais do referido artista jamaicano. Mas o que foi o Copa 7? Por que praticamente não existem referências biográficas sobre esse espetacular grupo carioca de samba-rock? Como muitos dos incríveis artistas brasileiros, infelizmente o Copa 7 é uma das nossas riquezas musicais subestimadas por nós mesmos.
Uma das mais poderosas bandas de baile da década de 1970, o Copa 7 era composto por Lourenço, Damião e Pedro Jorge no vocal, Paulinho Black na bateria, Paulinho no baixo, Jurandir Guitarra, nos metais Ferreira, Hilário e Cauê, Geraldinho nos teclados, e Nadinho e Jurandir Pretinho na percussão (info atualizada em 2024 diretamente pelo baterista Paulinho Black – valeu Paulinho!).
Junto com as bandas Devaneios, Brasil Show e os grupos do baterista Joni Maza e do organista Ed Lincoln, o Copa 7 animou incontáveis bailes pelo Rio de Janeiro e ajudou a criar um tipo de samba-soul carioca, que é o suingue como nós conhecemos hoje.
O Copa 7 gravou apenas dois discos (O Som do Copa volume 1, de 1979, e volume 2, de 1980) e um compacto, apesar de continuar na ativa até hoje animando as gafieiras cariocas. A primeira gravação deles é “Sabadá”, que foi lançada em compacto que é raríssimo de se encontrar hoje em dia. A composição é de Ronaldo Barcelos.
Atualmente, o único integrante original da Copa 7 é o ícone Damião, e a banda ainda se apresenta nos bailes cariocas. É uma referência indispensável da nossa música.
E o contato para shows?!
Oi Daniel!A Banda Copa 7 hoje na verdade é a Banda Brasil Show, ou pelo menos grande parte do Copa 7 está nela. http://www.dancadesalao.com/brasilshow/. Abraços!
O Brasil não conhece o Brasil….