Compartilhe!
Faleceu hoje Lynn Taitt, o grande guitarrista da era de ouro do rocksteady, o “arquiteto do rocksteady”, como alguns o chamavam. O músico sofria de câncer, mal que se agravou após a gravação do documentário Rocksteady: The Roots of the Reggae.
Nascido em Trinidad, Taitt iniciou sua carreira na adolescência, como percussionista de bandas locais. Tempos depois, formou sua própria banda, e foi convidado por Byron Lee a participar das comemorações do Dia da Independência na Jamaica, lugar onde passou a viver a partir de então. Trabalhou com diversos artistas, como Baba Brooks, Skatalites, Tommy McCook, entre outros. Sua banda, The Jets, fez grande sucesso, permitindo que tocasse para produtores do quilate de Joe Gibbs, Coxsone Dodd, Bunny Lee, Sonia Pottinger e Duke Reid, sendo Lynn Taitt o reaponsável pelo ritmo cadenciado e hipnotizante do rocksteady inaugural, “Take it Easy”, cantado por Hopeton Lewis, que também era dos Jets.
No final de década de 1960, Taitt mudou-se para o Canadá, e apesar disso, é forte influência nas composições de artistas jamaicanos que gravaram depois dele, como Lee Perry, Desmond Dekker, Bob Marley e Ken Boothe.
O músico vivia atualmente em Montreal, onde ainda continuava ativo.
(por Dani Pimenta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *