Que Selo é Esse? – Ariwa Records

Compartilhe!

Resgatando um projeto antigo aqui do blog, que rolava lááá em 2011, o “Que Selo é Esse?” é justamente isso mesmo: uma breve explicação sobre a história de alguns dos muitos e muitos selos de música jamaicana (não apenas os selos residentes da Jamaica, mas que fazem também música jamaicana e música inspirada na Jamaica em outros lugares do mundo).

O lance começa com a Ariwa Records, do grande Mad Professor. Confira!

Ariwa Records: mais de quatro décadas de história

A Ariwa Records foi criada oficialmente em 1979 pelo produtor Mad Professor, e tem sede em Londres.
Quando montou seu estúdio pela primeira vez na sala de casa, ao final dos anos 1970, Neil Fraser, que viria a se tornar o lendário Mad Professor, dispunha de muita criatividade e pouquíssimos recursos. Daí em diante, muitos sucessos foram criados graças à sua direção criativa, às suas habilidades de produção perceptivas e o conhecimento técnico adquirido.
O “professor maluco” é um habilidoso dub maker, o que rendeu ao longo das décadas convites para conexões com grandes nomes do reggae mundial. A conexão de Fraser com a sonoridade jamaicana começou na década de 1960, eu seu país de origem, a Guiana – caribenha como a Jamaica. Segundo uma entrevista que Neil concedeu a David Katz, “No Caribe Oriental, você não conseguia captar nenhuma estação jamaicana, mas tinha uma estação muito boa chamada BVI, rádio das Ilhas Virgens, com um DJ muito bom, um dos melhores que já ouvi, chamado Groove Governor: ele tocava o melhor do reggae por quatro horas nas noites de sábado, então você ouvia Dennis Alcapone e Lizzy, muitas produções de Bunny Lee e Studio One, e eu costumava sintonizar todo sábado à noite”.
Sua paixão por música foi ao encontro de suas habilidades com eletrônica. Influenciado pelo pai, Neil virou um construtor, criando seus primeiros reverbs, mixers, e, então, se tornando um fã das técnicas de King Tubby – e se declarando também um fã de Lee Scratch Perry. O produtor, ainda jovem, começou a estudar tecnicamente as produções de Tubby, buscando inspirar-se e aplicar os aprendizados às suas ideias. Autodidata, Neil virou engenheiro de som e técnico em eletrônica apenas devorando livros sobre os temas.
O nome Ariwa deriva da palavra em iorubá ariwo, que significa comunicação.
As produções da gravadora são basicamente voltadas para o dub, o roots e o lovers rock. Nomes como U-Roy, Lee Perry, Jah Shaka, Susan Cadogan, Peter Culture, Macka B, Johnny Clarke, Tippa Irie, o próprio Mad Professor, Ranking Joe, U-Roy, entre muitos outros, passaram pela casa desde sua fundação, e compõem o vastro catálogo com mais de 300 discos cadastrados. “Um lar fora da Jamaica”, é dessa forma que Neil define a Ariwa.
No catálogo oficial do site da gravadora, o primeiro registro (ARICD001) é de Dub Me Crazy Pt. 1, do próprio Mad Professor. O segundo é de A Slice Of English Toast, de Ranking Ann, um verdadeiro clássico, e também uma demonstração de como as vozes femininas seriam valorizadas ao longo da trajetória da Ariwa.
Entre as badaladas produções estão também faixas com artistas como Sade, Massive Attack, Chico Science & Nação Zumbi, Cidade Negra, entre muitos outros.
Uma curiosidade: totalmente adepto ao universo analógico e à atmosfera sonora dos anos 1970, Mad Professor não utiliza programas ou computadores na produção de suas músicas.
Também trabalha no estúdio/selo/gravadora o filho de Neil, Joe Ariwa. No site da gravadora, além de conhecer o catálogo de artistas, singles e álbuns, você pode ver a lista de equipamentos utilizados no estúdio e outras muitas informações interessantes sobre essa rica e criativa história do querido professor do dub!
Muito obrigada pela visita! Compartilhe com seus amigos e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram e Spotify.

1 thought on “Que Selo é Esse? – Ariwa Records

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *