Mapa Sound System Brasil: catálogo mapeia o sound system brasileiro

Compartilhe!

A história dos sistemas de som brasileiros inspirados na cultura jamaicana começa a ser traçada na década de 1970, no Maranhão, com as tradicionais radiolas – paredões imensos de caixas de som. Um pouco antes disso, mas ecoando outras sonoridades, surgem em meados de 1950 os “sonoros” paraenses, que tiveram um boom a partir da década de 1980.

Mas aí então uma outra forma de celebrar a cultura da ilha caribenha no Brasil surge a partir do início dos anos 2000. Começa nesse momento a trajetória dos sound systems nacionais – assim conhecidos a partir de então, com o pioneirismo das caixas do Dubversão Sistema de Som na capital paulista.

Mapa Sound System Brasil: nascido no Groovin Mood

Em 2015, eu decidi começar um projeto que parecia meio ousado, o Mapa Sound System Brasil. Nele, eu pretendia entrevistar todos os sistemas de som em moldes jamaicanos presentes no país, mas o que rolou foi que depois de algum tempo isso ficou meio inviável, pois em muitas ocasiões eu não tinha a resposta para as entrevistas, e o modelo que planejei inicialmente não seguiu. 

Mas o Mapa não morreu.

Em 2018 o Natan Nascimento do Favela Sound System me procurou com uma ideia na cabeça e umas ilustrações no HD do computador dele.  “Bora transformar o Mapa em livro, Dani?” “Uai só vamo!”

Aí nasceu o projeto do “Mapa Sound System Brasil” impresso, em formato de catálogo. O projeto foi aprovado pelo Edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Reggae, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e vai ser lançado no dia 29 de junho, um sabadão ali na Casa Brasilis. Nosso catálogo conta com alguns depoimentos de artistas locais de extrema importância pra trajetória do sound system no país e também uns nomes zicas internacionais, como o jamaicano Walshy Fire, da dupla Major Lazer, e o produtor Mad Professor.

Bom, a gente tá feliz demais, nem precisa falar né? Esse é o primeiro registro desse tipo em território nacional, e humanos que somos, talvez ele tenha algumas falhas, não esteja totalmente perfeito, mas a gente trampou muito pra chegar pelo menos perto da qualidade que essa cultura merece. O sound system mudou o caminho de muita gente que eu conheço, mudou o meu caminho, e ainda vai continuar mudando vidas afora pelo mundo todo. São mais de 120 sistemas catalogados – e não, esse não é número total ainda, tem mais gente espalhada por aí alimentando e girando essa cultura aqui. Loko, né?

A nossa ideia é levar para o leitor um panorama visual atual da movimentação da cultura de sistemas de som de reggae em moldes jamaicanos no Brasil. No futuro, o objetivo é realizar o mesmo trabalho com as radiolas maranhenses, o grande ponto de partida para todo esse crescimento histórico da cultura sound system no nosso país.

Cola com a gente? <3

SERVIÇO

Lançamento Mapa Sound System Brasil

29/6/2019, sábado, das 16h às 21h

Entrada gratuita – classificação livre

Local: Casa Brasilis – Rua Clélia, 353 – Pompeia – SP/SP

0 thoughts on “Mapa Sound System Brasil: catálogo mapeia o sound system brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *