Dread & Alive: série mescla reggae, literatura e quadrinhos

Compartilhe!

Quadrinhos, literatura, história e reggae. É com esse pack pesado que se forma a série de HQ Dread & Alive, criada por Nicholas Da Silva, também conhecido como ZOOLOOK. Nicholas, que tem mãe brasileira, é também o diretor/editor da IRIE Magazine, uma das maiores revistas do planeta especializadas em reggae.

A série mescla fatos culturais com ficção, apresentando um jamaicano como seu protagonista. A história segue Drew McIntosh e suas façanhas heroicas, enquanto ele luta contra as forças das trevas da Babilônia com um amuleto sagrado criado pelos antigos Maroons da Jamaica. Ele deve proteger o talismã do nefasto Obeah Man, o Shadowcatcher.

Os arcos narrativos de Dread & Alive são:

From Babylon to Zion™: o ano é 1795 e os cinquenta anos de paz entre os quilombolas jamaicanos e os britânicos estão sendo ameaçados por vários conflitos que podem acabar dividindo os quilombolas para sempre.

Duppy Conqueror™: Drew McIntosh, de sete anos, é despertado por um telefonema tarde da noite para seu famoso pai, lenda local e Duppy Conqueror, Philip McIntosh. Uma jovem chamada Brandy está sendo mantida em cativeiro por um duppy (espírito) do mal e o pai de Drew é o único que pode salvá-la.

Nine Night™: há uma guerra na Babilônia, enquanto Drew McIntosh e o Shadowcatcher se enfrentam em uma batalha apocalíptica entre o bem e o mal. Drew deve proteger o amuleto e sobreviver às nove noites ou será condenado a andar pela terra como um duppy.

Concrete Jungle™: o que começa como uma silenciosa vigília noturna em um telhado em Haight-Ashbury para nosso herói logo se transforma em uma noite de terror. Drew McIntosh encontra o infame Gryphon the Hunter, um caçador que lucra com o comércio ilegal de animais. É inevitável: Drew e Gryphon vão se enfrentar no confronto final entre caçador e presa na selva de concreto.

Publicado pela primeira vez em 1997 como um conto original e inspirado pelos quilombolas da Jamaica (que resistiram à escravidão pelos britânicos) e seus ancestrais, os povos Akan e Asante (Ashanti) da atual Gana e a música de lendas do reggae como Bob Marley, Peter Tosh, Black Uhuru, Burning Spear, Steel Pulse e Third World, Dread & Alive torna muito mais tênue a linha entre quadrinhos e música, oferecendo uma história original que mescla fatos culturais com ficção, acompanhados pelos sons conscientes da música reggae.

Uma curiosidade: o nome ZOOLOOK foi inspirado por um dos artistas favoritos de Nico, Jean Michel Jarre, e o lançamento de seu sétimo álbum de mesmo nome, ZOOLOOK. Aclamado como o disco mais experimental de Jarre, o álbum apresentava canções e discursos de mais de trinta idiomas diferentes fundidos com sintetizadores. Loco, né?

Muito obrigada pela visita! Compartilhe e acompanhe o Groovin Mood no FacebookInstagram, Mixcloud e Spotify.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *