Morre Vincent Ford, autor de “No Woman, no Cry”.
Faleceu em 28 de dezembro o compositor Vincent Ford, autor da música “No Woman No Cry”. Ford, que já havia perdido suas pernas para a diabetes, morreu aos 68 anos de idade.
“No Woman No Cry” foi gravada pela primeira vez em 1974, no álbum “Natty Dread”. A canção foi inspirada pelo cotidiano do gueto de Trench Town, em Kingston, onde Ford e Marley viveram nos anos 60.
Alguns críticos afirmam que na verdade Bob Marley escreveu a música sozinho, mas creditou o amigo para que ele pudesse usufruir dos royalties.
Além de “No Woman No Cry”, Vincent Ford recebeu os créditos de três músicas no álbum Rastaman Vibration, de 1976: “Roots, Rock, Reggae”, “Positive Vibration”, e “Crazy Baldhead”, em parceria com Rita Marley.
(por Dani Pimenta)
Essa “No Woman No Cry” é uma das canções mais emblemáticas de Bob Marley. Por isso, é justo que se fale do seu compositor, Vincent Ford. Mas há quem garanta que foi Marley quem escreveu essa e as outras canções atribuídas a Ford e que só lhe deu os créditos para ajudar a manter um negócio que o amigo tinha. E por falar em Bob Marley, checka aí essa matéria sobre as origens e os primeiros grandes nomes do reggae:http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/reggae/index.aspTem o Marley claro, mas também tem Peter Tosh e Lee Scratch Perry e muitos outros…