Orgulho e identidade de África: conheça Shopé
Filho de pais nigerianos, o artista Shopé nasceu e foi criado em Lagos até os onze anos, quando ele e sua família emigraram para o Canadá em busca de um novo começo e novas oportunidades. Como é a história de muitos imigrantes no Ocidente, sua família muitas vezes se deparou com dificuldades e hostilidades ao tentar assimilar-se ao novo ambiente. Por conta desse impacto, Shopé passou anos ignorando sua identidade africana ou minimizando-a para se encaixar.
Na tentativa de se reconectar com suas raízes, Shopé fez uma viagem de volta à sua pátria em 2013. O africano nascido na Nigéria e o canadense criado em Toronto coexistiram em um processo de autodescoberta e atualização que resultou no álbum ‘RIKIKI’, lançado em outubro de 2020.
Mais do que apenas um lançamento musical, o álbum foi uma jornada transformadora para o artista – uma jornada de autodescoberta e atualização. Shopé descreve o significado e a mensagem por trás de ‘RIKIKI’:
“À medida que continuo a mergulhar mais fundo na sincronização dos dois lados da minha identidade cultural, minha força e confiança aumentam. Meu coração pela África cresce a cada dia, sem diminuir meu amor pelo Canadá, um país que abraçou minha família e nos proporcionou muitas oportunidades. RIKIKI é minha contribuição para unir minha identidade ocidental à pátria mãe. É um projeto para os que estão na diáspora africana. Embora seja um termo auto cunhado, a música (que também dá título ao EP) é uma expressão de uma confiança forte e profundamente enraizada que levei tanto tempo para desenvolver. Simplificando, “Rikiki” se destina a comunicar confiança, coragem, ousadia, não se importando com o que os outros estão fazendo / pensando / dizendo sobre você. Simplesmente seja forte o suficiente para ser você. ”
O videoclipe da canção mostra Shopé cantando em iorubá, pidgin e inglês, emoldurado por obras de arte e gravuras africanas, com uma energia pra cima, dançante e empolgante. ‘Rikiki’ é uma bela música criada a partir de uma jornada difícil, com uma mensagem crucial.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.