RADIOSOFIA #17: descobertas além-reggae – primeira de 2021!
No ano passado, iniciamos por aqui a RADIOSOFIA, uma playlist dedicada a mostrar novos sons do mundo todo que vão ALÉM DO REGGAE, a especialidade da casa.
Em 2020, foram ao ar 16 playlists aqui no GM, com 209 MÚSICAS lançadas em 33 PAÍSES diferentes. Do Brasil à Serra Leoa, da Nigéria à Jamaica, do Japão à Tanzânia, do Malawi à Romênia, de Israel à Argentina, fizemos uma imensa viagem musical pelo globo, dando obviamente um destaque especial à música negra feita no mundo.
Algumas dessas listas viraram mixtapes (que você ouve no nosso Mixcloud), e agora, em 2021, as novas listas vão virar playlists no Spotify e no YouTube (alguns artistas não têm os seus sons no YouTube ou no Spotify, então vale a pena conferir a lista completinha aqui embaixo)!
Pra abrir os trabalhos do primeiro fim de semana de 2021, cola no Groovin Mood (ou no nosso YouTube ou no Spotify) e dá o play pra conhecer os artistas da edição 17 da RADIOSOFIA!
🔊 Music is the food of love so play on! 🔊
Adeline (EUA) – Whisper My Name
O álbum de estreia homônimo da artista americana Adeline recebeu elogios da Vogue, NPR, Refinery 29, Rolling Stone, The Fader e muitos outros. Ela fez turnês pelo mundo todo, dividindo o palco com notáveis como Anderson .Paak, Lee Fields, Chromeo, Big Freeda e Natalie Prass, além de ter feito aparições recentes no Afropunk, Funk on the Rocks (Red Rocks) e Winter Jazz Fest. Quando ela não está fazendo e fazendo turnê com sua própria música, Adeline toca baixo na banda de turnê de CeeLo Green. “Whisper My Name” é um som de seu novo álbum, que será lançado esse ano – e você ouve e assiste Adeline apresentando o som numa sessão do Colors. Rainha, né?
Nadia Venice (EUA) – Inside
R&B/neo-soul cremoso, cremoso. A voz inebriante de Nadia Venice traz uma malemolência elegantérrima, que som! Nadia começou a escrever e cantar canções desde os 6 anos de idade, e aos 19 anos decidiu buscar a música profissionalmente – pra nossa sorte.
Jada Imani (EUA) – You Can’t Hide
Jada Imani é uma rapper e MC americana. A artista de 22 anos traçou direções ousadas como uma voz no hip-hop e no neo-soul. Seu som reflete uma série de influências, de Hiatus Kaiyote a Stevie Wonder. “You Can´t Hide” faz parte do EP “Key”, inspirado em nomes como Black Star e The Roots.
M.A.D.S.K.I.L.L. (EUA) – You’ve got a friend
Rap gospel com pegada do hip-hop old school, demais! O artista americano M.A.D.S.K.I.L.L. conta que escreveu 21 canções em três semanas, que “cortaram a carne do evangelho liricamente, mostrando que a Bíblia ainda é relevante, comovente e aplicável a todas as lutas atuais que enfrentamos hoje”.
Stephane Kirat (Espanha) – Sun Will Shine Another Day
Os raps com inspiração direta na old school do gênero encabeçam a lista dessa semana. Aqui a inspiração se mistura ao soul clássico, com samples de “Helping Hand”, interpretada por Genie Brooks e lançada em 1969. Soulful!
Jean~Baptiste (EUA) – Better Off
“Better Off”, do jovem artista americano Jean Baptiste, descreve as dificuldades mentais e emocionais que um relacionamento tóxico pode causar a alguém. Musicalmente, é um rap contundente, também com elementos que remetem ao rap old school.
Yerba Mates (Polônia) – No Wonders
Os poloneses do Yerba Mates lançaram a animada jam intitulada “No Wonders”. Finíssimo, o som é um mix de elementos de lo-fi beats, nujazz, neo-soul, funk e mais.
Terry Blade (EUA) – The Silent Treatment
O americano Terry Blade traz um R&B absolutamente diferenciado por um detalhe essencial: sua voz. Só ouvindo pra entender, finíssimo, smooth! Terry Blade é um premiado cantor e compositor LGBTQ+ baseado em Chicago, conhecido por usar seu barítono sensual exclusivo para explorar um som artístico que funde soul, R&B, jazz e blues com influências indie e folk.
Jamar Carr (EUA) – “F.E.A.R” (Official Music Video)
Jamar Carr é um artista de rap de Queens, NY. Ele lançou seu álbum de estreia “Politically Incorrect: Wealth In The Ghetto” em 2017 e um EP chamado “Hidden Jewels: The New York Diaries” no início de 2018. Seu segundo álbum, intitulado “Coming of Age” está disponível em todas plataformas de streaming e traz o single “F.E.A.R.”, que aqui pode ser ouvido e visto em conjunto com um pesadíssimo videoclipe.
Harry Gray (EUA) – Like You
Uma voz super soulful em uma batida funky hip-hop vigorosa: essa é “Like You”, single de Harry Gray e Mk Zulu. Demais! A música confunde as linhas do Soul, Funk, R&B e Hip-Hop Clássico com elegância e qualidade.
IC-17 (Reino Unido) – Love & Memories
Eita que a lista dessa semana tá o puro creme da malemolência! R&B fresco, slow, fino demais: essa é “Love & Memories”, do duo inglês IC-17. Uma canção vibrante e sensual, mas que também traz uma fina melancolia. Demais!
Sonloskos ft. Leslie Cartaya e Bonco Quiñongo (Cuba) – Miami
“Vai pra Cuba”: se for com esse som, tô indo já! Cuba é uma coisa linda musicalmente, né? Dos sons mais clássicos aos mais modernos, como esse. Quero ver ficar parado!
The Fox (França) – With Her
O produtor francês Valentin Fox vem com o single “With Her”, um chill lo-fi beat bem groovy, sonzinho de fim de tarde pra lembrar das coisas boas que estão aí nos esperando.
Genra (EUA) – Ride the Waves
Genra é um prolífico rapper americano em constante ascensão, e essa canção tem um significado muito especial, que ele mesmo conta. “Há alguns anos, fui diagnosticado com uma doença destruidora chamada Síndrome da Fadiga Crônica, que mudou tudo em minha vida. Às vezes, realizar tarefas normais parecia uma tempestade. Essa música captura a emoção que senti ao longo dos anos. É uma das músicas mais honestas e transparentes que lancei até hoje. A mensagem é simples: é melhor surfar as ondas do que deixá-las cair sobre você. Eu escrevi essa música em Oakland, Califórnia, e gravei em Denver, Colorado com meu irmão Zach. Agradeço o amor e o apoio que todos os meus fãs têm continuado a me mostrar enquanto eu continuo criando meu caminho pela vida. Muito amor e apreço ao mano (e vocalista incrível) Pheelsgood por me ajudar com essa canção”.
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.