Daniel Molyneaux: um antídoto contra a retórica homofóbica no dancehall
Se antes verdadeiros hinos homofóbicos do dancehall, como “Boom Bye Bye” de Buju Banton e “Turn and Wine” de Vybz Kartel eram celebrados livremente, felizmente hoje a história já caminha para ser bem diferente.
O artista britânico Daniel Molyneaux, marca o Mês da História LGBT no Reino Unido com o lançamento do primeiro EP LGBT x dancehall, “Dance For Your Man”.
Daniel Molyneaux é um artista de dancehall do Reino Unido que busca combater a homofobia declarada contra gays, que continua prevalecendo na cena, tanto na Jamaica quanto no mundo.
Se declarar abertamente gay no dancehall é tão totalmente importante quanto extremamente raro, e o cantor do norte de Londres está em uma missão ao longo da vida para normalizar a existência de pessoas LGBT através de sua música. Marcando o Mês da História LGBT no Reino Unido em fevereiro com seu novo EP ‘Dance For Your Man’, ele explica a importância do momento:
“O Mês da História LGBT é muito importante porque mostra ao mundo o quanto nós, como pessoas LGBT, passamos e continuamos a passar. Permite-nos ser gratos por as coisas terem melhorado, apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer”.
“Dance For Your Man” não é apenas sobre a vida através dos olhos de Daniel, mas é o primeiro hino do dancehall LGBT – e isso tem uma imensa força. O EP homônimo, lançado em 17 de fevereiro, também traz um remix e uma versão intimista ao vivo.
“Tudo isso representa expressar-me abertamente sobre quem eu sou dentro de um gênero que amo e faço, independentemente da homofobia que possa existir historicamente nesse mesmo gênero.”
De ascendência jamaicana, Daniel cresceu fortemente influenciado pela música da ilha. Ele agora vê sua missão de sensibilizar o público para o preconceito que ainda existe, usando suas canções como um antídoto para a retórica homofóbica que o dancehall ainda apresenta. Apesar de tudo isso, ele permanece otimista com relação ao futuro e mudando atitudes globalmente:
“Eu adoro dancehall (as batidas, a maneira como ele faz meu corpo se sentir) e estou tão magoado que o gênero que amo acabou por influenciar a cultura de uma forma tão negativa. Embora eu nunca force o que faço, sou um homem gay que ama e faz dancehall, e quero usar minha música para mudar atitudes sociais. ”
Ouça “Dance For Your Man”:
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.
1 thought on “Daniel Molyneaux: um antídoto contra a retórica homofóbica no dancehall”