Confira as novidades da semana na playlist GM Radar Mundo – 10 a 16/11
Salve, família! Confira a seleção FINA que entrou no nosso Spotify nessa semana! Siga a playlist de reggae & inspirations GM RADAR MUNDO (ela tá do ladinho direito da sua tela pra quem tá acessando o GM pelo PC; ou também no finalzinho dessa lista pra quem tá no celular) e dá o play! Nesta edição, sons feitos na Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Colômbia, Áustria, Jamaica, Itália, EUA, Reino Unido, Bélgica, e mais. Chama!
Romy K (Costa do Marfim) – Rebel of Love
Romy.k é um artista de reggae da Costa do Marfim, com três álbuns lançados. Romy começou a carreira musical nos anos 2000 como baixista e começou a cantar logo depois. O artista fundou uma associação (APHRIKA-BEAT.ORG), que funciona como um selo para a promoção de outros artistas. Também é o criador do festival alternativo UNIVERSAL REGGAE FESTIVAL, e está envolvido em causas humanitárias na África. “Rebel of Love” é a segunda faixa do próximo álbum do artista, Human Revolution.
Zatélithe x ULLLIIK x Lyo x Edi Carmenatty (Colômbia, Áustria e Itália) – Mucho Muy Muy
O produtor austríaco ULLLIIK encontrou o também produtor italiano Lyo e, juntos, criaram esse moonbahton. Com elementos latinos e caribenhos, que se reforçam com os vocais dos artistas colombianos Zatélithe e Edi Carmenatty, Mucho Muy Muy fala sobre os extremos de ser na sociedade: muito latino para um gringo, muito gringo pra ser latino. É pistona máxima!
LaRegina (Alemanha) – Appetite
A cantora e compositora alemã LaRegina lançou o roots Appetite, que fala sobre promover a bondade e a misericórdia para todos os tipos de seres vivos. Nas palavras dela: “É uma música significativa que ainda é positiva. A música tenta te conscientizar e ‘estragar’ seu apetite para não contribuir com a exploração, porém de uma forma delicada. Sem dedo apontando, apenas amor”.
Harkaynian (Jamaica/Reino Unido) – Waan Me
Dancehall pesaaado! David J. Foster, mais conhecido como Harkaynian, é músico, cantor, compositor, produtor, modelo e ator nascido na Jamaica mas criado no Reino Unido. Ele é conhecido por seus estilos híbridos em vários gêneros, incluindo Dance, EDM, Dancehall, House, Hip Hop e muito mais. Ao longo dos anos, David se apresentou em vários palcos em diversos países. Waan Me, lançando em 31 de outubro, é um dancehall contemporâneo extremamente dançante.
Stop the Presses (EUA) – Wasted Youth e Hugo Dub
Aqui, dois momentos da banda americana Stop The Presses. A banda realiza uma fusão entre ska, rocksteady, elementos de pop e livre inspiração nos girl groups dos anos 1960. Wasted Youth, lançada há um ano, e Hugo Dub, lançada há uma semana. Wasted Youth é um ska com sintetizadores e vocais femininos, com letra militante, enquanto Hugo Dub é, de fato, um dub remixado por Agent Jay, dos Slackers. Versatilidade musical muito interessante!
Babybang x Iamroyston (Bélgica e Reino Unido) – Miss Goody
Babybang é um produtor belga conhecido por suas faixas massivas de dancehall. O artista retorna com o lançamento “Miss Goody”, um dancehall de pista que não te deixa parado! Nos vocais, Babybang e Iamroyston, uma combinação poderosa que se encaixa perfeitamente no riddim.
Glenn Holdaway (EUA) – Reggaematical
“Reggaematical” é um reggae de raízes instrumentais com Glenn Holdaway no trompete como instrumento principal. Glenn tocou trompete para bandas e artistas populares de reggae como Stick Figure, Don Carlos, Fortunate Youth, Sister Nancy, Iya Terra, Wailing Souls, Marlon Asher e muitos outros.
Shattaroaxh_mpf (EUA) – Text Me
Shatta Roaxh é um artista que mora em Nova York, e que já apareceu aqui no Radar Mundo com outro lançamento, “Trippy”. Hoje, apresentamos “Text Me”, canção do artista que fala sobre os relacionamentos voláteis atuais.
Remna feat Loren Dayle (Guiné-Bissau) – Election Of A Supanova
Remna é um tesouro africano. Nascido no Senegal, Remna Schwarz já morou em países como Congo, Mali, Senegal, Guiné, Cabo Verde, França, Cuba e EUA. Essa faixa, lançada no início de novembro e com a participação de Loren Dayle, pretende passar ao ouvinte a impressão das pessoas se reunindo e marchando juntas, cantando que não estamos planejando desistir.
Stefanosis (EUA) – Heart Sutra Dub
Stefanosis é um produtor independente e multi-instrumentista baseado em Los Angeles, Califórnia, especializado em reggae dub, instrumental, deep-house, ambiente chill-out e música eletrônica orgânica.
Joe P. the MC (EUA) – No flex
Afrobeat com elementos caribenhos e que fala sobre a saúde do corpo, flexibilidade e equilíbrio entre o físico e a mente, e sobre o contato humano que ficou de lado com a tecnologia. Super good vibes!
SweetCorn (Reino Unido) – Nobody Fine Pass You
Uma canção de amor. Em seu álbum de estreia, “Ikenna”, o cantor, compositor e ativista SweetCorn inclui a bela balada afro “Nobody Fine Pass You”, uma música em homenagem à sua parceira, expressando que ela é a mais incrível. Demais, né? <3
Dub Boat (EUA) – Lost Connection
Dub Boat é uma banda instrumental de reggae oriunda da costa norte de Boston. A banda traz influências do Jazz, Rock, Funk e Soul para criar um som único. A banda inclui membros atuais e antigos do Soul Rebel Project, The Brew, Cold Engines e a Aardvark Jazz Orchestra. O álbum de estreia, lançado em 2020, foi autointitulado Dub Boat. A música Lost Connection é a primeira música do próximo álbum, “Moonlight Radio”, e foi gravada remotamente durante os primeiros meses da pandemia.
Chimzy (EUA) – Tornado
Essa música foi inspirada na house music sul-africana. O texano Chimzy mescla diferentes sons de várias influências na composição de “Tornado”. Ele assume uma personalidade diferente no verso com a mudança em sua voz, dando um tom ainda mais experimental. Seu som de afrofusão sobre a batida house é bastante vibrante.
Vee – Watch me Take Over
Primeiro single da artista Vee, Watch Me Take Over é um dancehall potente feito por mulher!
Dani Pimenta é jornalista musical, DJ e produtora cultural. Está sempre atenta às tendências e novidades da música independente mundial. É fundadora do Groovin Mood.