RADIOSOFIA #12 – músicas do mundo! Sua dose de som além do reggae!

Compartilhe!

Sua sessão semanal de música do mundo está aqui! Sonoridades que vão além do reggae, que é a especialidade da casa, e ampliam os horizontes musicais dos nossos ouvintes e leitores!

Lembrando que temos uma mudança em relação à coluna: antes, todas as edições da RadioSofia iam também pro nosso Mixcloud. Agora, a partir deste mês, faremos apenas uma edição mensal do programa no Mixcloud, com as canções que foram destaque da coluna durante o mês. Portanto, você pode ouvir as edições de 1 a 9 no nosso Mixcloud e, a partir do final de novembro, os melhores do mês da RadioSofia! AH, E TEM TAMBÉM PLAYLIST NO YOUTUBE! Você confere clicando aqui. 🙂

Nesta edição:

Jus Wright (EUA) – Inbetween the Highs

John “Jus” Wright é um cantor/compositor, produtor e artista de reggae que mora atualmente em Santa Rosa, Califórnia. Sua presença de palco edificante e fortalecedora o levou por todo o mundo, tocando em shows e festivais como Flow Fest Hawaii, Bali Spirit Fest, Shangri-La, California World Fest e Dry Diggins.

O apelido de “Jus Wright”, ou simplesmente “Jus”, começou como um jogo de palavras e um apelido na época em que começou a tocar sua música no Havaí em 2013. Para o artista, representa a arte, a natureza objetiva dela e o reconhecimento e aceitação de si mesmo que são necessários para o verdadeiro crescimento, reflexão e auto expressão.

Ouça seu mais recente lançamento, “Inbetween the Highs”:

Mashup & Cozy Condition (EUA) – Can’t Wait To See Ya

Raw.Funk.Rock. The MashUp & The Cozy Condition passaram os últimos 10 anos aperfeiçoando seu show ao vivo, conhecido por ser cheio de energia. São sete músicos de primeira – incluindo uma competente seção de sopros – que oferecem versões reinventadas e funky de seus sucessos favoritos, além de suas próprias composições.

“Can´t Wait To See Ya” traz uma base de instrumentação ao vivo misturada com uma produção moderna, vocais suaves e uma pegada R&B perfeita pra um dia ensolarado! Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=RWVx1tlLHkQ&ab_channel=Mashup%26CozyCondition

6:AM (Itália) – Stay

A história desse som é bem interessante, e melhor contada pelo próprio artista: “Tudo começou há alguns dias. Comecei esta batida e já tinha a primeira ponte na minha mente, normalmente teria gravado em romeno (não escrevo, eu gravo diretamente), mas de alguma forma as palavras na minha boca estavam em inglês desta vez. Aí veio minha filha (4 anos) e ela quis cantar comigo junto, então eu gravei seu canto e depois testei a voz dela, usando como parte da batida. Depois disso, tudo se tornou inspirador e mágico.” Confira!

Parlour Magic (EUA) – Copa Club

Parlour Magic é um novo projeto vintage de synthpop do produtor, artista de mídia e compositor de Nova York Luc Bokor-Smith (1995). O álbum de estreia do Parlour Magic, The Fluid Neon Origami Trick, será lançado em 4 de dezembro de 2020. Origami foi gravado em Las Vegas, Nevada no início de 2020 – antes do fim do mundo como o conhecíamos – e mixado por Fab DuPont em Flux Studios em Nova York, NY. “Copa Club” é o terceiro single do projeto. Confira – e viaje no tempo!

Chali 2na (EUA) – Comin’ Thru (2020 Version)

Fazendo a continuação da campanha de seu álbum de décimo aniversário (fizemos um post aqui), Chali 2na se junta a colaboradores de longa data e os famosos vencedores do Grammy Ozomatli e House of Vibe para repensar o single de destaque de seu álbum de estreia, Fish Outta Water. Em homenagem às raízes brasileiras do predecessor, a versão 2020 do clássico genuíno constrói um banquete de percussão de inspiração brasileira, bateria vigorosa, sinos lúdicos e guitarra rítmica como a base sônica para as rimas afiadas dos rappers icônicos.

Comin ’Thru estreou em 2009 e, desde o seu lançamento, o single produzido pelo DJ Nu-Mark acumulou milhões de streams no Spotify, Youtube e em várias plataformas. Seu legado foi preservado por mais de uma década. Confira!

AKS (Reino Unido) – Up & Up (Heavens Above)

Já se passaram 4 anos desde que o artista de hip-hop do sul de Londres, AKS, lançou seu segundo EP Train of Thought, arrancando elogios de nomes como BBC 1Xtra, Earmilk, HipHopDX, DJ Booth e o MOBO Awards e angariando duas indicações no Unsigned Music Awards (Melhor Disco, Melhor Artista Urbano).

Com o fim de 2020 se aproximando rapidamente e contra o pano de fundo do clima mundial atual, o “homem de três letras” retorna com seu novo single cheio de alma: ‘Up & Up (Heavens Above)’. O artista fala sobre a inspiração por trás da música: “Após o nascimento do meu filho, tendo me afastado da música durante a sua chegada e desde então, encontrei-me questionando minha existência e contribuições tanto de uma perspectiva parental quanto artística. Esta música nasceu de um desejo de fazer melhor pelo bem do meu filho e ascender independentemente dos obstáculos que possa enfrentar ou do quão pra baixo eu às vezes me sinta. É um lembrete para mim mesmo das minhas esperanças e sonhos, que minhas contribuições são duradouras e impactam, no mínimo, no meu filho”.

Loyle Carner (Reino Unido) – “Yesterday” (prod. by Madlib)

Mais um single da lista dessa semana que veio pra mexer com os nossos corações. O brilhante artista britânico Loyle Carner (indicado à Mercury & BRIT e vencedor do prêmio NME) retorna com seu primeiro single e vídeo de 2020, “Yesterday”, lançado na primeira quinzena de novembro pela Republic Records. O aclamado produtor Madlib criou as batidas que seguem o fluxo inimitável e os versos intransigentes de Loyle. O vídeo de “Yesterday” foi dirigido por Loyle e seu irmão Ryan (The Coyle-Larner Brothers).

“Não é segredo que Madlib é meu herói musical”, explica Loyle. Ouça a belíssima “Yesterday”:

Soul Marley (Nigéria) – WYD

O nigeriano Soul Marley é um artista e produtor multifacetado. O que acontece quando Jazz, Reggae, Afro beat, Dancehall, Hip Hop, soul e blues se juntam para criar um som único? Bem, as pessoas dançam, se movem, pulam e cantam muito. Isso é Soul Marley. Ouça seu single “WYD”:

Ziearre (EUA) – Cherry on Top

Um menino de Nova York, que cresceu no Brooklyn, Ziearre expressou seu amor pela música aos 3 anos de idade. Isso deu início à jornada de Ziearre. À medida que amadureceu e seus dons foram revelados, ele provou que não era um artista comum, mas um criador e mensageiro. Ele explica: “Comecei a ouvir melodias e música na minha cabeça e comecei a escrever canções. As ideias musicais começaram a me ocorrer, e eu não conseguia desligá-las.”

“Cherry on Top” é um hip hop criativo, uma mistura de rap contemporâneo e consciente com aquela pegada maneiríssima dos anos 90. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=I04dUa7nG4Y&ab_channel=Ziearre

Nkonsonkonson Star Band (Suíça) – Shoggi Shoggi

O highlife, ritmo que tem suas raízes em Gana, é a fusão da música tradicional de Gana com instrumentos da Europa. É isso que você ouve com essa big band: afrobeat combinado ao highlife com elementos de funk e jazz. A urbanidade encontra a tradição e a empurra para a era moderna. Afrobeat absolutamente baseado no modelo do grande Fela Kuti, mas em uma releitura moderna. Sob a direção do percussionista e cantor Tobias Kwabena, a Nkonsonkonson Star Band traz o que há de mais inspiracional da música da África Ocidental. Magia, psicodelia e catarse ancestral.

Mo Eazy (Nigéria) – Kilogbe

Mo Eazy nasceu na cidade de Kano, Nigéria. Sua família acabou se estabelecendo no sul de Londres, no Reino Unido, onde passou anos desenvolvendo seu estilo que funde Hip Hop com influência africana. Embora tenha vivido no Reino Unido a maior parte de sua vida, Mo Eazy está bem fundamentado em sua herança africana. Ao combinar sua língua nativa e ritmos caseiros com influências musicais ocidentais, ele criou um estilo e som únicos que estão ganhando cada vez mais o favoritismo de fãs em toda a África e além. Seu trabalho como artista solo rapidamente começou a render vários prêmios e indicações, como Nigerian Entertainment Award (NEA); Nigéria Arise; Prêmio Black Entertainment, Fashion, Film, Television, Arts (BEFFTA); Melhor Artista Masculino do Reino Unido, Melhor Artista Afro-Caribenho, Prêmio de Vídeo Musical da Nigéria (NMVA), Vídeo Musical Mais Popular da Europa e Prêmio Nigeriano de Realizador do Reino Unido.

Jon E.K. (EUA) – Open Road

Trazemos pra você o som do americano Jon E.K., que traz um R&B contemporâneo, diferente e envolvente. Sobre “Open Road”, ele resume: “”Da ferida vem a salvação.” Ouça:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *